O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) teve participação estratégica no 1º Simulado Realístico de Eventos de Múltiplas Vítimas, realizado neste sábado (29) pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a PUC Minas. A atividade teve como objetivo testar os fluxos e protocolos previstos no Plano Municipal Assistencial em Eventos de Múltiplas Vítimas.
O exercício simulou a queda de uma aeronave de pequeno porte em área urbana, associada a incêndio de grandes proporções, risco de explosão e múltiplas vítimas. As equipes do CBMMG foram responsáveis pelas ações iniciais de combate ao incêndio, isolamento da área, gerenciamento dos riscos imediatos, busca, resgate e triagem primária.
Cerca de 400 profissionais atuaram diretamente no cenário simulado, representando o CBMMG, Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Samu-BH, BHTrans, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), Guarda Civil Municipal, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), Defesa Civil, Diretoria do Novo Anel, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal e estudantes da PUC Minas.
A participação do CBMMG foi decisiva para a condução segura das operações e para o fortalecimento da resposta integrada a situações reais de grande complexidade, contribuindo diretamente para o aprimoramento contínuo dos procedimentos de proteção e defesa da população.