CBMMG retoma e amplia projeto Bombeiros nas Escolas

Início / Notícias Criado em: 17-05-2022 às 14h:07

O CBMMG sempre se pautou pela busca de um diálogo perene com a sociedade oferecendo capacitações para o público civil em diversas áreas como atendimento pré-hospitalar, natação e projetos sociais para atendimento da comunidade escolar. Nas escolas os militares oferecem instrução para os alunos sobre ocorrência de acidentes domésticos, bem como outras formas de instrução e capacitação, visando sempre o aprimoramento de uma cultura de prevenção que possa ser disseminada na sociedade, almejando com isso a diminuição significativa da ocorrência de acidentes, principalmente os domésticos.

Na esteira desse processo visualizou-se a necessidade premente de retomar as atividades de um projeto social exitoso, a saber, o projeto “Bombeiro nas Escolas”. Cabe esclarecer que esse projeto continuou ocorrendo em algumas unidades da corporação, porém em uma realidade regionalizada.
Considerando sua cabal importância como representou uma iniciativa de sucesso em momentos anteriores na história da corporação, busca-se atualmente retomá-lo, porém como uma iniciativa a ser aplicada em todas as unidades operacionais, coordenada pelos Comandos Operacionais de Bombeiro.

Um projeto piloto foi lançado em 2019 e em 2020. Nesse contexto, os 2º, 4º e 6º Comandos Operacionais de Bombeiro foram capacitados para que as unidades operacionais a eles subordinadas pudessem aplicar o projeto Bombeiro nas Escolas, com previsão para que os demais Comandos Operacionais fossem também capacitados em etapa imediatamente posterior. Porém, a ocorrência da pandemia de covid-19, infelizmente, demandou a interrupção desse processo.

Atualmente, com a queda nos níveis de infecção pelo Covid-19 em decorrência do processo de vacinação e com a flexibilização das medidas sanitárias esse profícuo projeto está sendo retomado, agora com empenho para capacitação dos 1º, 3º e 5º Comandos Operacionais de Bombeiro.

Na última sexta-feira, 13/05/2022, uma equipe formada por militares dos 1º, 2º, 3º e 10º Batalhões de Bombeiro Militar mais a 5º Cia Independente, unidades subordinadas ao 1º COB, participaram de um processo de capacitação para se tornarem multiplicadores em suas unidades operacionais do projeto social Bombeiro nas Escolas. Ao todo, 20 militares foram capacitados. Os militares tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, para alunos da Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco, situada no bairro Tijuca, município de Contagem.

Quatro turmas de alunos com faixa etária entre nove e dez anos receberem instruções sobre prevenção a acidentes domésticos e posturas adequadas para se tomar diante da ocorrência desse tipo de acidente. Houve uma interação com os demais alunos da escola nos momentos de recreio, momento em que os Bombeiros Militares puderam apresentar equipamentos próprios de sua atividade.

Os alunos também foram instruídos a reconhecer placas de sinalização próprias dos sistemas preventivos das edificações, aprenderam como proceder ao abandono seguro de uma edificação em caso de incêndio e, principalmente, como se portar de forma a evitar acidentes. Em todas as instruções e etapas de interação os militares buscaram disseminar a importância da prevenção. Nas etapas posteriores os demais Comandos Operacionais de Bombeiro serão capacitados para que essa iniciativa possa alcançar todas as unidades operacionais, considerando a cabal importância do projeto Bombeiro nas Escolas.