CBMMG recebe bela homenagem com a medalha "Acadêmico Saul Alves Martins"

Início / Notícias Criado em: 05-10-2021 às 16h:05

Na manhã desta terça-feira (05), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Edgard Estevo da Silva, compareceu ao espaço Silogeu para receber uma bela homenagem da Academia de Letras João Guimarães Rosa (ALJGR). O comandante-geral recebeu a medalha representando todos os militares da Corporação, que trabalha diuturnamente para salvar vidas e bens alheios. O espaço escolhido para realizar a cerimônia de entrega das homenagens, apresenta como significado“ local onde se reúnem associações literárias e/ou científicas”.

A pandemia gerada pelo novo coronavírus ensejou que a Diretoria decidisse substituir as reuniões acadêmicas presenciais por “reuniões virtuais”, através de mídias eletrônicas, as quais estão sendo bem conduzidas pela Diretoria de Marketing Cultural.

Em razão da necessidade de reverenciar a obra e a memória de Saul Alves Martins e da responsabilidade de preservar a saúde de acadêmicos e de convidados, logo evitando-se aglomeração de pessoas, a diretoria considerou ser adequado que fosse realizado a sessão (com reduzido número de presenças) e homenagear, com a medalha “Acadêmico Saul Alves Martins”, apenas uma instituição: o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Por sua vez, o comando do CBMMG decidiu galardoar a Academia de Letras João Guimarães Rosa com a “Comenda da Machadinha”, a mais elevada homenagem que o Corpo de Bombeiros Militar presta a pessoas e entidades, o que constitui, portanto, uma grande honra para o Sodalício Rosiano.
Durante a visita de cortesia ao Silogeu, do Exmo. Sr. comandante-geral, Edgard Estevo da Silva, e nessa oportunidade, procedeu-se à cerimônia de outorga da medalha e de recebimento da comenda.

Observando prudentemente os limites recomendados pelas autoridades sanitárias para preservação da saúde de acadêmicos e da comitiva visitante. A cerimônia foi transmitida “ao vivo” pelas mídias disponibilizadas pelo diretor de Marketing Cultural, possibilitando que, na segurança de seus lares, todos os acadêmicos participassem e, que, no auditório do Silogeu, somente compareceram, além do homenageado e comitiva, os acadêmicos que se encontravam relacionados no memento da homenagem.