CBMMG realiza simulados em várias regiões do estado

A melhor forma de superar os desafios causados pelo período chuvoso é adotar comportamentos preventivos e se antecipar, por meio da capacitação e realização de simulados de ocorrências reais em pontos considerados críticos e de maior probabilidade de catástrofes. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) começou, nesta sexta-feira (27), uma série de simulados, visando o período chuvoso.

A previsão é que entre os dias 27 de novembro e 28 de dezembro, o Corpo de Bombeiros realize cerca de 10 simulações em locais estrategicamente escolhidos, para treinar situações de desabamento, soterramento, deslizamento de terra, busca e resgate em estrutura colapsada, aplicação do Sistema de Comando em Operações, visando melhor gestão de desastres. Além de outras ações como evacuação e fechamento de vias, acionamento de alarme, entre outros.

As atividades irão ocorrer na região metropolitana de Belo Horizonte e em outros municípios e regiões do estado. A primeira atividade de simulação foi realizada hoje (27), pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) no Morro dos Cabritos, no bairro Morada Nova, em Contagem.

O objetivo era trabalhar a montagem do SCO, simulando uma ocorrência real em cooperação com outros órgãos, como a Defesa Civil, Transcon, da Polícia Militar, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O simulado permitiu ainda que os militares do 2º BBM pudessem exercer, na prática, técnicas já treinadas em capacitações anteriores de escoramento e de uso do cortador de concreto em uma casa em escombros.

No detalhamento, a ala de serviço atendia o chamado, repassado Via COBOM, de ocorrência de vítimas soterradas. Concomitante ao deslocamento das guarnições, o Coordenador de Defesa Civil de Contagem seria acionado. No local, foi instalado o SCO, acionando na sequência os Órgãos da Prefeitura para apoio.

De acordo com o Ten Sandro Júnior, os militares precisariam agir num cenário de desabamento de um barracão que ainda apresentava grande instabilidade, sendo necessário eliminar ou minorar os riscos para a entrada e atuação das guarnições envolvidas na retirada da vítima.

Além de testar a técnica e perícia dos bombeiros para traçar o melhor meio de resgatar as vítimas e fazer o escoramento para minorar os riscos, o simulado permitiu também o uso de novos equipamentos que foram utilizados nos cortes de concretos e que serão fundamentais para o atendimento de ocorrências dessa natureza.