CBMMG realiza treinamento sobre as normas da NFPA

Início / Notícias Criado em: 01-10-2021 às 08h:37

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Diretoria de Atividades Técnicas, através de sua Adjuntoria de Capacitação, realizou treinamento sobre sprinklers (NFPA -13) e sobre líquidos inflamáveis e combustíveis (NFPA- 30) para equipes técnicas de analistas, vistoriadores e setores de recursos do Centro de Atividades Técnicas e, também, equipes de normalização e de corpo técnico da DAT.

O evento foi promovido em parceria com a Rede de Especialistas de Segurança Contra Incêndio sendo o treinamento ministrado pela engenheira civil Débora Arjona Tomé, da cidade de Barueri, São Paulo. A profissional é formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em prevenção contra incêndio e explosões pela USP e capacitada em vários cursos pela NFPA, ABSPK, ABNT dentre outras organizações que atuam em prevenção ativa e passiva contra incêndios.

O treinamento teve duração de dois dias ocorrendo de forma presencial, respeitando todos os protocolos vigentes para prevenção de contágio pelo SARS-COV-2. Dessa forma, a DAT capacitou 30 militares diretamente envolvidos no Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, atuantes na RMBH, agregando e eles conhecimentos buscando uma atuação mais aprimorada para alcançar maior eficiência no cumprimento de suas atividades.

Com carga horária de 16 h/a, o curso explanou os assuntos das normas com foco nas ações de análise e vistorias ocorrendo apresentação de fluxogramas e roteiros de sprinklers e de líquidos inflamáveis e combustíveis. Os militares realizaram exercícios e avaliações direto em seus smartphones para fins de fixação dos conteúdos e certificação pela Rede de Especialistas de Segurança Contra Incêndio.

A Diretoria de Atividades Técnicas tem o prognóstico de, ainda neste ano, utilizar o formato online para conseguir estender esse treinamento aos militares do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico que atuam no interior do estado para nivelar o conhecimento sobre esses temas tão específicos.