CBMMG realiza treinamento com equipes de atendimento do SAMU

Início / Notícias Criado em: 06-10-2020 às 09h:27

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou entre os dias 02 e 03 de outubro por intermédio da 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas, o Treinamento de Adaptação ao Serviço Aeromédico, que contou com a participação de 17 profissionais do CISSUL SAMU, entre médicos e enfermeiros.

No dia 02 sexta-feira, as atividades se deram na Sede da Companhia na Cidade de Varginha, onde os alunos participaram de instruções teóricas sobre a rotina operacional do serviço, conhecimentos técnicos das aeronaves, segurança de voo, Crew Management Resource (CRM), fisiologia do voo, nós e amarrações e procedimentos operacionais padrão envolvendo as atividades aéreas.

As aulas tinham como objetivo proporcionar aos Médicos e Enfermeiros do SAMU conhecimentos básicos aeronáuticos, assim como familiarizar com a atividade, aeronaves, equipamentos, sinalização, preparação de zona de pouso de helicóptero e formar multiplicadores da doutrina aeronáutica.

Nos dias 02 (sexta-feira) e 03(sábado), as atividades foram práticas na aeronave, com a execução de embarque e desembarque, com a realização de procedimentos de emergência, e na torre uma adaptação em altura e rapel de aproximadamente 20 metros.

No final do curso os profissionais realizaram um simulado na zona rural onde puderam demonstrar todo conhecimento adquirido no curso. Eles realizaram uma caminhada de 2km em locais de difícil acesso transpondo vários obstáculos e dificuldades como cachoeira e mata fechada para acessar as vítimas e retornar com elas até o ponto de extração do helicóptero. Esta etapa do treinamento visava demonstrar aos alunos os conceitos de união, companheirismo e espírito de corpo, além de desenvolver e aprimorar o trabalho em equipe.

Ao termino do curso os profissionais capacitados estão aptos para atuarem junto ao SAAV, executado pela parceria firmada entre CBMMG, Secretaria de Estado de Saúde e o Consorcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL SAMU).

Com os novos integrantes, o SAAV contará com profissionais preparados para atuarem em missões em que o helicóptero se faz necessário, levando a sociedade sul mineira um atendimento de excelência.