O 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), por meio dos Núcleos de Incêndio Florestal (NIFs) do 5º, 8º e 12º Batalhões de Bombeiros Militar, coordenou entre os dias 9 e 11 de julho de 2025 uma importante operação de Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Parque Estadual de Paracatu, no noroeste mineiro.

A ação, realizada a partir de solicitação formal da Gerência do Parque/IEF, teve como principal objetivo a redução da carga de material combustível ao longo de uma faixa de aproximadamente 18 quilômetros da BR-040, região crítica e com histórico recorrente de incêndios florestais. Durante os três dias de empenho, foram manejados cerca de 50 hectares, incluindo áreas com vegetação exótica invasora que ameaçavam a vegetação nativa do cerrado.

A operação seguiu os princípios estabelecidos na Instrução Técnica Operacional nº 11/2024, que orienta o uso técnico e controlado do fogo como ferramenta de manejo e prevenção, além de seguir as diretrizes do Decreto nº 48.767/2024, que institui a Força-Tarefa Previncêndio (FTP) no estado de Minas Gerais, da qual o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é o órgão coordenador operacional.

Com atuação integrada, a operação contou com mais de 30 profissionais, entre 18 bombeiros militares do 2º COB, servidores do IEF, brigadistas da AMDA, Defesa Civil Municipal, concessionária da rodovia, além do apoio de empresas privadas. Os NIFs, em especial, destacaram-se pela liderança técnica e pelo uso de recursos modernos como drones, kits completos de combate a incêndio florestal, aparelho de mensuração climática e ferramentas de comunicação operacional, além da coordenação direta de guarnições de combate a incêndio florestal (GCIFs) no campo.

Essa operação representa não apenas uma ação de prevenção, mas também uma importante estratégia de capacitação contínua no contexto da Gestão do Risco de Desastres (GRD), fundamental para o enfrentamento do Período de Estiagem 2025. Os conhecimentos adquiridos poderão ser replicados em outras Unidades de Conservação sob responsabilidade dos batalhões do 2º COB, fortalecendo a atuação da FTP e garantindo maior eficiência na resposta a incêndios florestais.

A iniciativa reafirma o compromisso do CBMMG com a preservação ambiental, a padronização de condutas operacionais e a proteção da vida e do patrimônio ambiental mineiro.

Clique aqui e veja mais!