Na manhã de hoje (18), foi realizada, no auditório principal da Academia de Bombeiros Militar (ABM), a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) do ano de 2023.

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho, acompanhado do Auditor Setorial da corporação, coronel BM Robespierre de Oliveira Silva, do Comandante da ABM, coronel BM Eduardo Ângelo Gomes da Silva, do paraninfo da turma, major BM Veterano Otávio Lemos dos Santos Neto, da delegada da Polícia Civil, Drª Flávia Portes Teixeira, e de outras autoridades militares e civis.

Em seu discurso, o coronel Erlon parabenizou os 112 formandos e ressaltou a importância do curso para o aperfeiçoamento e atualização dos sargentos que exercem importantes funções de chefia e gerenciamento nas unidades da corporação.

Durante a solenidade, foi entregue ao 2° sargento BM Rômulo Augusto Silva a Medalha de Mérito Intelectual. Criada pela lei estadual n° 14.487, o mais expressivo galardão cultural da corporação destina-se a agraciar o discente classificado em primeiro lugar nos cursos de formação e aperfeiçoamento.

Sobre o CAS

Buscando atingir seus objetivos institucionais, ao longo dos últimos meses, o CBMMG realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS BM 2023) por meio do qual os militares tiveram seus conhecimentos profissionais ampliados e atualizados, qualificando os formandos a continuarem exercendo funções de chefia e gerenciamento, com o emprego de técnicas modernas que permitem a otimização dos serviços prestados pela corporação.

Gerenciado pela Academia de Bombeiros Militar, o curso foi realizado na modalidade de ensino a distância por meio de uma plataforma online que já formou e capacitou milhares de militares. Essa ferramenta virtual permanece ativa 24 horas por dia, possibilitando o acesso dos envolvidos em qualquer tempo e lugar. A carga horária do CAS foi de 290 horas, com encontros presenciais para a realização de avaliações.