No dia 12/06/23 foi realizada no Teatro Marília, a cerimônia de entrega de certificados para 55 brigadistas orgânicos, como parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Centro de Treinamento Profissional da Academia de Bombeiros Militar.

Foi um momento importante, pois a partir desta interação, vários espaços de recepção de públicos em Belo Horizonte, conta com profissionais preparados para dar uma primeira resposta em casos de emergências que envolvam primeiros socorros, prevenção, evacuação e combate à princípios de incêndios.

A formação das Brigadas Orgânicas está regulamentada pela portaria 54/2020 CBMMG, e tem por finalidade capacitar o quadro de funcionários de um estabelecimento público ou privado, que exige em seu AVCB a formação desta equipe. Esta brigada pode ser capacitada em níveis básicos e intermediários, e recebem instruções de Primeiros Socorros, Prevenção, Evacuação e Combate à princípios de Incêndio.