Na última quarta-feira (26), bombeiros militares do Pelotão em Ribeirão das Neves, visando colocar em prática as metas de prevenção planejadas para a área de sua articulação, realizaram mapeamento de áreas com potencial de risco de afogamento no município.

Uma série de vistorias conjuntas com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) do município foi realizada, a fim de conhecer os riscos existentes e assessorar a prefeitura quanto às possibilidades de prevenção ou mitigação destes.

Na oportunidade, banhistas e pescadores também foram orientados quanto aos riscos envolvidos e quanto às condutas de segurança nos locais. Importante ressaltar que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem como premissa a disseminação da cultura de prevenção para evitar acidentes. Por isso, em ambientes de lagoas, rios ou cachoeiras, fique atento:

- Procure sempre por placas de sinalização/identificação;
- Verifique a profundidade e não se arrisque, principalmente se não souber nadar;
- Se houver correnteza, nunca fique com a água acima dos joelhos;
- Fique atento a outros riscos, como água contaminada, presença de lixo ou animais peçonhentos;
- Se ingerir álcool, não entre na água, mesmo que em barcos, caiaques ou pedalinhos;
- Use equipamentos de proteção, como boias, flutuadores ou coletes salva-vidas;
- Nunca pule de cabeça e cuidado para não escorregar de pedras;
- Esteja sempre acompanhado e, caso não seja possível, avise alguém de sua localização e horário de retorno.