CBMMG realiza a primeira certificação de cães da corporação

Início / Notícias Criado em: 03-11-2021 às 08h:06

Na última semana de outubro, entre os dias 25 e 29, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a 1°Certificação de Cães da corporação. O evento visa avaliar os binômios do CBMMG e contou com a presença de 19 cães e 30 militares de todo o estado. Participaram militares e cães dos canis do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e dos Batalhões de Bombeiros Militar 5º, 6º, 7º, 8º e 9º.

As provas de Busca Urbana (escombros e soterramento), Busca Rural, Busca por Restos Mortais (escombros, soterramento e rural), e Busca por Odor Específico (Mantrailing) foram realizadas em Brumadinho e na Serra do Rola Moça. Além de realizar tais provas, os cães também realizaram testes de controle e obediência.

As provas de certificação de cães possuem o objetivo de manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios do CBMMG, uma vez que são testadas as habilidades e personalidade dos cães como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.

O Evento é de grande importância, pois avalia a qualidade dos binômios, que assim podem ser empregados nas operações de busca e salvamento, em todo o Estado.

Ajuda indispensável

A relevância dos cães de busca para as corporações militares foi copiosamente realçada na tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando os cães foram fundamentais para encontrar boa parte das vítimas que desapareceram nos rejeitos.

O faro e a audição aguçados são elementos que os fazem diferenciados para o trabalho de busca e o fator tempo é crucial em tais operações.  Por isso, os cães são tão essenciais para essas atividades. No Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) os cães  passam por um treinamento específico que os habilita a atuar nas missões de busca e a certificação comprova que eles estão aptos a encarar as atividades.