O nivelamento aprimora as ações de resposta durane o período chuvoso
Em preparação para o período chuvoso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na última semana de novembro, um treinamento intensivo para os integrantes do Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC), iniciativa estratégica prevista no Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso.
Sob coordenação do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), em conjunto com EMBM3 e os Grupos Temáticos Operacionais de Proteção e Defesa Civil, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e Movimento de Massas, Enchentes e Inundações, o nivelamento contou com a participação de representantes dos seis Comandos Operacionais de Bombeiros, envolvendo militares de todas as unidades operacionais do estado.
Além de aprimorar o planejamento e o mapeamento de áreas de risco em tempos de normalidade, os participantes foram capacitados para executar ações eficientes nas fases de resposta e recuperação durante eventos críticos, como enchentes, deslizamentos e outras situações de risco. A formação dos integrantes reforça o compromisso do CBMMG em fomentar uma estratégia operacional integrada, capacitando-os como multiplicadores para disseminar o conhecimento em suas unidades de origem.
Ao longo dos três dias de atividades, o treinamento abordou temas essenciais da Gestão de Risco de Desastres e da Gestão de Desastres. Entre os assuntos tratados destaque para a introdução à gestão e avaliação de riscos; ações de prevenção, mitigação e preparação; comunicação de riscos; procedimentos em enchentes e inundações; escoramento e emprego de cães de busca; protocolo da Sala de Situação e uso do Painel do Período Chuvoso.
Também foram abordados os procedimentos operacionais padrão, incluindo vistoria em risco de desabamento/desmoronamento, vistoria em risco de deslizamento/corrida de massa, e inteligência operacional para construção de planos de ação em emergências envolvendo barragens.
Essa iniciativa destaca o compromisso do CBMMG em manter a excelência na gestão, reforçando a preparação contínua e a prontidão operacional para preservar vidas, reduzir danos e assegurar a proteção da população mineira.