Na manhã de ontem (06), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participou do Dia D – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, evento que faz parte da campanha do Junho Laranja e tem como objetivo conscientizar a população sobre o risco de acidentes envolvendo queimaduras.

A campanha do Junho Laranja de 2023 aborda a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, tendo como foco a educação da população e será realizada com a participação de diversas instituições que aderem a essa causa, desenvolvendo ações como teatros, atividades de orientação junto à comunidade e diversas palestras e capacitações.

Durante o Dia D, os bombeiros, juntamente com a equipe da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizaram, em frente ao Hospital João XXIII, atividades educativas e lúdicas, direcionadas a população que transitava no local, com foco na prevenção de acidentes com queimaduras. Foram simuladas várias situações nas quais ocorrem a maior parte dos acidentes dessa natureza, como nas proximidades de fogões e panelas aquecidas, ferros elétricos e durante o uso de fogos de artifício.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), apontam que, no Brasil, aproximadamente 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras todos os anos. Somente em Minas Gerais, nos últimos 5 anos, o CBMMG atendeu mais de mil ocorrências envolvendo queimaduras. Como a maioria dos acidentes registrados, envolvendo queimaduras, acontecem dentro das residências, é de suma importância alertar a população quanto aos riscos e como proceder no caso desse tipo de acidente que causa danos terríveis e muitas vezes irreversíveis.

Confira algumas dicas de prevenção:

• Não prepare alimentos quentes com crianças nos braços ou no colo;
  • Mantenha as crianças longe da cozinha, principalmente na hora do preparo das refeições. A maior parte das queimaduras causadas por líquidos superaquecidos ocorrem nesse intervalo de tempo;
  • Não deixe ao alcance das crianças substâncias inflamáveis utilizadas para limpeza, como o álcool. Guarde-as em local seguro. Por produzirem chama quando em combustão, essas substâncias servem de atrativo para as crianças, especialmente na época das festas juninas;
  • Não deixe fios e tomadas descobertos, porque podem causar lesões graves nas mãos e boca das crianças;
  • Não exponha a criança ao sol por muito tempo, principalmente entre 10h e 15h;
  • Teste a água do banho com o dorso da mão ou com termômetro antes de molhar a criança;
  • Mantenha objetos aquecidos, como ferros de passar, pranchas de cabelo e mesmo cigarros, longe do alcance da criança;
  • Use protetor nas tomadas elétricas;
  • Não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo, na forma de jato, devido ao risco de explosão.