No dia 03 de Setembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), representado por militares do 2º BBM e do BEMAD, participou de um importante simulado de emergência realizado na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. A ação teve como objetivo reforçar as práticas de resposta a situações críticas, bem como promover a integração entre as equipes de resposta interna e externa.

A atividade buscou, principalmente:

. Aproximação e otimização das ações interagências em cenários complexos, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre instituições públicas e privadas para fortalecer a preparação e garantir um atendimento de excelência à sociedade;

. Integração e compartilhamento de informações entre os agentes, fomentando a criação de um canal de comunicação dinâmico e eficiente na gestão de riscos de desastres;

. Aplicação prática de técnicas operacionais, possibilitando a análise de pontos positivos e aspectos a serem aprimorados, refletindo diretamente na qualidade do atendimento em futuras ocorrências reais.

O CBMMG esteve representado com uma viatura ABTS do Pelotão de Betim (PA BETIM), uma viatura ABTS da CPA/QBRN, uma viatura ABTS do BEMAD, além da presença do Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Aquino.

O Cenário Simulado:

A simulação reproduziu a queda de um raio sobre um tanque de petróleo, ocasionando incêndio no combustível armazenado. O alarme foi acionado para evacuação da área e, nesse contexto, foi representada a ocorrência de 12 vítimas atropeladas durante a fuga.

Para a triagem e atendimento, foi instalado um Sistema de Comando de Operações (SCO) utilizando o método START.

O resultado da simulação foi:

4 vítimas verdes: atendidas no ambulatório da REGAP;

2 vítimas amarelas: encaminhadas ao hospital;

4 vítimas vermelhas: atendidas pelo SAMU e conduzidas ao hospital;

1 vítima vermelha grave: resgatada pelo BOA (Batalhão de Operações Aéreas), com tempo de resposta de 17 minutos entre o acionamento e a chegada ao resgate;

1 óbito.

No combate ao incêndio, foram utilizados três canhões de combate, iniciando-se com o resfriamento do tanque com água e, posteriormente, a aplicação de espuma para a completa extinção das chamas.

Relevância do Exercício:

O simulado destacou a importância da preparação e da atuação integrada em situações de grande complexidade, proporcionando maior eficiência no atendimento às emergências e segurança à sociedade. O CBMMG reforça seu compromisso permanente em trabalhar em parceria com instituições públicas e privadas, sempre em busca de excelência na gestão de crises e desastres.