Nesta última terça-feira (8), a Equipe Estadual da Força-Tarefa de Enfrentamento à covid-19 se fez presente na cidade de Araxá para uma visita técnica que avalia fluxos assistenciais, elabora plano de ação e prepara o sistema de saúde para um possível agravamento no cenário da covid-19.

A força-tarefa criada pelo Governo do Estado, conta com a participação do CBMMG, com militares lotados na Secretaria de Estado de Saúde, e tem percorrido os municípios mineiros para intensificar o apoio técnico aos gestores municipais e hospitalares.

A reunião de alinhamento das ações contou com a participação de militar da Companhia de Araxá, juntamente com o prefeito Robson Magela, do vice-prefeito Mauro Chaves, da secretária Municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, do deputado estadual Bosco e do assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde, Ibiraty Martins, reforçando a importância do estado e do município atuarem juntos no combate à pandemia.

Além da visita aos principais pontos de assistência à doença, como hospital Santa Casa de Misericórdia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os dois Centros de Referência no atendimento de casos suspeitos de covid-19 (Unisul e Uninordeste), o grupo de trabalho da Força Tarefa também visitou a 2ª Companhia BM do 8ºBBM.

Durante visita à sede da 2ª Companhia, componentes da Vigilância em Saúde teceram elogios aos procedimentos que estão sendo executados de desinfecção de viaturas, bem como ao local destinado à paramentação e desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados pelos militares para atendimento de ocorrências envolvendo a covid-19.

O correto atendimento ao Protocolo de Enfrentamento à covid-19, no que se refere à desinfecção de viaturas, garante segurança aos militares e visa impedir a disseminação do vírus, fazendo parte das medidas preventivas de controle à pandemia. Além disso, o estreitamento de laços entre o CBMMG, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e agentes de saúde locais garantem uma melhor resposta à população.