O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG participa, entre os dias 2 e 4 de agosto, do evento Transformar Juntos, em Brasília/DF. Esse evento é promovido pelo Sebrae Nacional, cujos temas principais são "compras públicas" e "simplificação (desburocratização)".

Reúnem-se diversos segmentos da administração pública estadual e municipal para troca de experiências e boas práticas. Dentre estes gestores estão agentes das juntas comerciais, vigilâncias sanitárias, secretarias de meio ambiente e entes do terceiro setor dedicados ao desenvolvimento socioeconômico.

O CBMMG, como um dos órgãos licenciadores de edificações e empresas, foi convidado a participar, assim como demais Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, sendo representado pelo coronel Alexandre Gomes Rodrigues e equipe. Foram apresentados casos de sucesso dos vários agentes licenciadores, inclusive no atinente ao licenciamento de segurança contra incêndio e pânico.

O segundo dia contou com uma sala dedicada às ações de segurança contra incêndio e pânico em que participaram os corpos de bombeiros, prefeituras e demais agentes interessados em transformar os respectivos ambientes de negócios.

Foi enfatizado o licenciamento de empreendimentos quanto à segurança contra incêndio e pânico como um elemento para além da óbvia proteção da vida e da propriedade. A concepção de que os corpos de bombeiros também são agentes transformadores do ambiente de negócios, bem como da sociedade local, teve entendimento harmônico entre o público presente, abrindo espaço para reflexões e soluções neste sentido.