CBMMG participa de encontro da comunicação promovido pela AOPMBM

Início / Notícias Criado em: 25-05-2023 às 15h:10

Na última quarta-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou do I Encontro da área de Comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais e do CBMMG, que buscou o fortalecimento e integração da comunicação entre as instituições.

Além da chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, a corporação marcou presença com integrantes da EMBM5. O presidente da AOPMBM, coronel Ailton Cirilo, juntamente com a 1ª vice-presidente, Cel Rosângela Freitas; o 2º vice-presidente, Maj BM Nivaldo Soares, e diretores, deu boas-vindas e agradeceu a presença dos militares e funcionários civis que vieram para o Encontro, cujo tema foi: “Parceria da Comunicação no Fortalecimento das Instituições Militares”.

A abertura do evento feita pelo Chefe do Estado-Maior da PMMG, Cel Marcelo Ramos de Oliveira. Ele agradeceu a AOPMBM, na pessoa do presidente, Cel Cirilo, por oportunizar o encontro e potencializar a comunicação, relembrando como era a estrutura da comunicação das corporações militares quando as demandas da PMMG convergiam para um local apenas, o que hoje é difícil de imaginar dada a complexidade e os avanços das mídias. “A troca de experiências favorece a capacidade de crescer e de termos a maturidade de, algumas vezes, trabalharmos em conjunto porque assim talvez consigamos difundir uma ideia ou vender um produto que atinja ainda mais a sociedade”, disse Cel Marcelo.

A Diretora de Comunicação Organizacional (DCO/PMMG), Cel PM Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, falou em seguida sobre a estrutura da Comunicação da PMMG atualmente e em sua apresentação suscitou a reflexão se o receptor está recebendo e compreendendo a mensagem das instituições de maneira correta, e mais, se ele tem confiado na veracidade dela. “Precisamos criar formas de verificar, mensurar essa receptividade de quem está na ponta da linha pra melhorarmos a forma de transmitir nossas informações”, afirmou a chefe da DCO.

Sobre a estrutura da Comunicação dentro do CBMMG, o Maj BM Josias Soares de Freitas, situou as áreas de imprensa, cerimonial, cultura, audiovisual, publicidade, mídias, e falou da atuação das mesmas a partir da operação em Brumadinho. “Foi um cenário muito triste, mas amadurecemos muito na comunicação. Canalizar e checar as informações, combater as fake news, passando a informação correta no momento em que o mundo estava olhando pra nós foi um grande desafio, mas de maneira integrada as comunicações fizeram dar certo”, relembrou Maj Josias.

Cel Cirilo enfatizou a importância do Encontro como um marco pra comunicação das duas instituições e relembrou um pouco da sua trajetória da instituição para a associação, sempre pensando e implementando uma gestão com resultados, atual e transparente. A 1ª vice-presidente, Cel Rosângela, afirmou que é muito importante que haja esse estreitamento de laços na área porque a Associação também potencializa as ações das instituições quando publica algo em suas redes sobre o trabalho da PMMG e CBMMG.

A Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Cel BM Daniela Lopes Rocha da Costa, fez o encerramento do evento falando sobre a importância da preparação dos profissionais da área porque a imprensa e a sociedade requerem cada vez mais rápido as respostas sobre os acontecimentos e ocorrências.

Colaboração da Ascom AOPMBM