Na manhã desta quarta-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (LCTI) da Academia de Bombeiros Militar (ABM), a solenidade de lançamento da 8ª edição da Revista Vigiles, periódico científico da corporação. O evento foi presidido pelo comandante da ABM, coronel Ivan Santos Pereira Neto e reuniu autoridades, pesquisadores e autores que contribuíram para esta edição.
Também prestigiaram a cerimônia o tenente-coronel Guilherme Inácio do Couto Oliveira, subcomandante da ABM; o tenente-coronel Fellipe Augusto Oliveira, presidente da Fundação Salvar; o tenente-coronel Vitor Costa Leite, chefe do Centro Intersetorial de Pesquisas (Cipard); o doutor Paulo Sérgio Mendes César, editor científico da revista; o coronel veterano Erlon Dias do Nascimento Botelho e a doutora Maria José Nunes de Paiva, ambos autores de artigos publicados nesta edição, além de outros militares e convidados.
Um dos pontos altos da solenidade foi a leitura do prefácio da 8ª edição, redigido pela comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan. Em sua mensagem, a comandante-geral destacou que a Vigiles se consolida, ano a ano. “É um espelho da evolução e do aprimoramento contínuo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, reforçando que a pesquisa é um compromisso estratégico para a excelência do serviço público.
Ela ressaltou, ainda, que o conhecimento não é um acessório, mas o vetor de transformação, que qualifica o CBMMG no cumprimento de sua missão constitucional de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. O prefácio também enfatiza o papel da ciência diante dos desafios contemporâneos, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e desastres de grandes proporções, apontando a produção científica dos bombeiros militares como resposta efetiva para adaptação, planejamento de longo prazo e inovação na gestão do risco de desastres.
Principais temas
Na sequência, foi realizado o momento de leitura do editorial da revista, que apresenta os principais temas abordados nos 15 artigos que compõem a 8ª edição da Vigiles. O texto evidencia a integração entre segurança e saúde do bombeiro militar, tecnologia, gestão territorial, proteção ambiental, mudanças climáticas e inovação em políticas públicas, organizando a produção científica em grandes eixos temáticos.
No campo da segurança operacional e saúde dos bombeiros, os estudos discutem percepções de risco, sistemas de ancoragem, exposição ocupacional em incêndios florestais e o uso seguro de aeronaves remotamente pilotadas (drones), com foco em procedimentos, fatores humanos e cultura de reporte. Em outro eixo, a revista destaca a inter-relação entre meio ambiente, incêndios florestais e mudanças climáticas, abordando desde os procedimentos de preservação ambiental em ocorrências com produtos perigosos até propostas inovadoras como os aceiros verdes em unidades de conservação urbanas e o potencial dos mercados voluntários de carbono vinculados à prevenção e combate a incêndios florestais. Estudos sobre políticas públicas e mudanças climáticas, em perspectiva nacional e comparada, reforçam a necessidade de aproximar a produção científica das decisões de gestores e formuladores de políticas.
A gestão de risco de desastres, o planejamento territorial e o uso de dados formam outro núcleo de destaque da edição. Entre os temas abordados estão a análise geoestatística de acidentes automobilísticos como suporte à tomada de decisão, a avaliação da segurança de barragens em regiões de atuação do CBMMG, a integração da gestão de risco de desastres aos planos diretores municipais e a prevenção de afogamentos sob a ótica da governança e do sistema de proteção e defesa civil. A edição se encerra com uma revisão sistemática sobre o uso do sensoriamento remoto aplicado a movimentos de massa, indicando caminhos para incorporar essas ferramentas ao cotidiano da gestão de riscos.
Investimento em pesquisa
Ao final da solenidade, o discurso do coronel Ivan Neto convergiu no reconhecimento da Revista Vigiles como um importante instrumento de consolidação da cultura de pesquisa no CBMMG, aproximando o cenário operacional dos espaços acadêmicos e contribuindo para decisões cada vez mais embasadas em evidências.
O CBMMG, com o lançamento da 8ª edição, reafirma o seu compromisso em estimular a produção e a difusão do conhecimento técnico-científico, fortalecendo a cultura de prevenção, a articulação com a proteção e defesa civil e a construção de uma sociedade mais segura, resiliente e responsável com o meio ambiente.
O acesso à 8ª edição da Vigiles e, também, a submissão de trabalhos para publicação pode ser feita por meio do link:
https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/issue/view/16