Com a participação de Bombeiros Militares do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, foi realizado o primeiro Curso Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad), realizado em Brasília/Distrito Federal. A solenidade de enceramento do Curso ocorreu na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, reunindo especialistas em desastres e representantes de diferentes instituições públicas.

O objetivo do Curso, que contou com a participação de Bombeiros Militares de todos os estados e do Distrito Federal, foi fortalecer a gestão integrada de desastres e aprimorar a cooperação entre os Corpos de Bombeiros Militares e os demais órgãos federais que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em caso de desastres, principalmente naturais, em que houver a possibilidade de participação conjunta, como ocorreu, por exemplo, nas catástrofess hidro geológicas do Rio Grande do Sul em 2024. 

Com carga horária de 80 horas, a formação enfatizou gestão e operações conjuntas, capacitação continuada, padronização de protocolos, investimentos tecnológicos e mapeamento estratégico. O currículo foi elaborado para fortalecer as capacidades de comando, controle e coordenação interagências, além de alinhar procedimentos técnicos e operacionais entre os Corpos de Bombeiros Militares.

Esta primeira edição do Curso contou com a participação do tenente-coronel Heitor Aguiar Mendonça no quadro docente, e do capitão Lucas Alves Pacheco, no quadro de discentes, ambos os oficiais pertencentes ao Comando Especializado de Bombeiros (CEB).

A formação foi baseada na experiência das corporações na atuação em missões nacionais e internacionais de resposta a desastres, estabelecendo parâmetros para a preparação, mobilização, operação, desmobilização e pós-missão em desastres, coordenando as ações emergenciais em âmbito nacional.

A iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública contou com o apoio institucional do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/Ligabom). Tal cooperação reforça o compromisso em ampliar a padronização, a prontidão e a eficiência das forças estaduais.

O Respad representa um marco na consolidação de uma política nacional integrada de resposta a desastres, alinhada aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelas crises humanitárias. A iniciativa reafirma o papel de liderança dos Corpos de Bombeiros Militares na gestão de desastres e demonstra o esforço conjunto dos entes federativos para promover a cooperação nas ações de resposta a desastres em todo o território brasileiro.

Eixos estratégicos do Respad

  • Operações integradas: implementação de um modelo unificado de coordenação, comando e controle, garantindo respostas rápidas e eficazes.
  • Capacitação e treinamento: oferta de formação continuada com foco na qualificação técnica dos Corpos de Bombeiros Militares.
  • Diretrizes operacionais e guias técnicos: padronização de protocolos de resposta, assegurando atuação coordenada em todo o país.
  • Modernização e investimentos: aquisição de equipamentos e tecnologias que ampliem a capacidade de resposta e a segurança das equipes.
  • Mapeamento e diagnóstico: realização de levantamentos detalhados sobre a ocorrência de desastres e a estrutura das forças de resposta, subsidiando ações estratégicas e preventivas.