CBMMG inicia capacitação para o período chuvoso 2020/2021

Início / Notícias Criado em: 14-10-2020 às 14h:27

Em meio ao forte calor vivido em Minas Gerais nas últimas semanas, as chuvas são ansiosamente aguardadas para amenizar as altas temperaturas. No entanto, o período chuvoso também é motivo de preocupação pra muita gente. E é por isso que o Corpo de Bombeiros traça seu planejamento com antecedência para evitar e mitigar os efeitos de catástrofes como as que ocorreram no início deste ano com as fortes tempestades que atingiram cidades do interior e da região metropolitana de Belo Horizonte.

As ocorrências mais comuns do período são os deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações que aumentam consideravelmente em tempos de chuvas constantes, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população. O treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado para minimizar os danos, bem como reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências dessa natureza.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), oferece um treinamento de preparação para o período chuvoso 2020/2021, que será realizado em três etapas. A primeira foi iniciada hoje (13), na cidade de Itutinga-MG; a segunda etapa será realizada na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e a última acontecerá nas sedes dos Pemad’s, em locais específicos.

O treinamento implementado pela Companhia de Busca e Salvamento (CBS), cumpre o propósito de nivelar conhecimento dos Pelotões de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad’s) do 2º,3º e 5º Comando Operacional de Bombeiros (COB).

As capacitações ocorrem em locais cujo cenário simula a realidade de uma catástrofe, preparando os militares para enfrentar todos os tipos de dificuldades em situações reais.  Com orientações e treinamentos que vão desde a devida organização de materiais nas viaturas a ações como retirada de vítima, utilização de botes, amarrações de cordas para remoção da vítima, descida de rio e saco de arremesso, instrução de escoramento, instrução de rompimento, entre outras técnicas e procedimentos que garantem a efetividade e a segurança da operação.