89ª unidade atenderá às cidades de Carvalhópolis, Poço Fundo, São João da Mata e Turvolândia,

investindo em proteção e defesa civil no Sul do Estado

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou hoje (27), o Posto Avançado (PA) na cidade de Machado, no Sul de Minas, em evento solene realizado no bairro Boa Fé, onde está instalada a unidade. Estiveram presentes na inauguração, o governador do Estado, Romeu Zema; o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o comandante do 6º COB, coronel Edirlei Viana da Silva e o prefeito municipal Maycon Willian da Silva.

Também prestigiaram o evento, o deputado federal Emidinho Madeira; os deputados estaduais Cássio Soares e Caporezzo; o presidente da câmara municipal de machado Cleuber Campos Gonçalves, entre outros representantes de corporações civis e militares.

O governador agradeceu o apoio do prefeito de Machado e ressaltou a importância da inauguração do PA nos atendimentos: “Queria agradecer o prefeito que deu um apoio fundamental para realização dessa obra e também ao Corpo de Bombeiros.  Como o comandante disse, temos levado mais unidades para o interior do estado, apesar de todas as dificuldades, e essa aqui é a de número 14 que estamos inaugurando. Isso significa mais segurança, significa um atendimento mais ágil e muito provavelmente, vidas que serão salvas.”

Já o comandante-geral destacou a importância estratégica da instalação de mais uma unidade, os critérios que levaram a escolha do município e os benefícios: “O CBMMG se baseia em critérios técnicos que levam em conta principalmente o aspecto populacional e demandas regionais. Sabemos que a cidade de Machado é um polo produtivo muito importante e carece de um atendimento qualificado e um tempo resposta menor para o combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamentos diversos. ”

O prefeito Maycon, exaltou os impactos positivos da atuação do CBMMG na região: “O Corpo de Bombeiros vai atender diversas cidades do entorno. Agradeço muito, que Deus abençoe a vida de cada soldado. Obrigado de coração por terem escolhido a cidade de Machado. Estão vindo de todas as regiões do estado, são 19 soldados que estarão na cidade de Machado. Isso traz segurança pública.”

Para o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Edirlei Viana, a instalação da fração cumpre perfeitamente o ideal de expansão previsto no Plano de Comando do CBMMG. “Machado está às margens de uma rodovia importante, que é a BR 267, e que liga Poços de Caldas a Varginha. Além disso, possui um parque industrial em plena expansão. É um município que já apresentava índices que justificava a instalação de uma fração do CBMMG já há um bom tempo. Com a instalação, nós levaremos todo o portfólio de serviço prestado pela instituição e ampliaremos a atividade operacional para atender cada vez melhor a mais mineiros.”

Estrutura e articulação

O Posto Avançado de Machado estará subordinado diretamente a Terceira Companhia de Bombeiros Militar (3ª Cia BM), sediada em Alfenas, e contará com o efetivo de 19 bombeiros militares e duas viaturas compostas com materiais e equipamentos operacionais, visando prestar atendimentos nas áreas de busca e salvamento, combate a incêndio e Defesa Civil.

Essa fração estará apta a atender ocorrências de salvamento terrestre, em altura ou aquático, bem como combate a incêndio florestal ou urbano, no qual a fração se dedicará não só ao município sede, mas também às cidades de Carvalhópolis, Poço Fundo, São João da Mata e Turvolândia, totalizando 5 cidades da região. Investindo em proteção de defesa civil no Sul do Estado.

Expansão

Pautado pelo Plano de Comando da corporação, o CBMMG cresce em todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no Sul de Minas. Esta região é a principal produtora de itens agropecuários do Estado, contribuindo com mais de 20% para a geração do PIB desse setor em Minas Gerais. A produção de café é a atividade agrícola mais importante. A região é responsável por cerca de 25 % de toda a produção brasileira dessa commodity.

Benefícios

Machado está localizada em uma posição geográfica privilegiada entre as cidades polo do Sul de Minas: Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Sua população é estimada em 42.000 mil habitantes, e o município de Machado é referência para os municípios adjacentes.

A cidade conta com importantes indústrias já instaladas e outras em fase de implantação, possuindo um parque industrial com completa infraestrutura e vias de acesso que facilitam o escoamento da produção.

O município é servido principalmente pelas rodovias MG 179, MG 453, BR 267 que fazem conexão com as principais cidades polo da região. O município possui elementos essenciais que justificam a premente necessidade de contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros, cuja a competência será de operacionalizar ações de proteção e defesa civil no município e região, promovendo mais segurança e autonomia para a comunidade local.

Trabalho integrado

Atento à necessidade de instalação de uma Fração em Machado, o CBMMG por meio de um planejamento estratégico, articulou a união de esforços entre o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal e o empresariado para colaboração direta e concretização dessa importante obra que beneficiará a população não só de Machado, mas também os municípios do entorno e região sul do Estado.