CBMMG inaugura fração em Sacramento, no Triângulo Mineiro

Início / Notícias Criado em: 25-11-2021 às 17h:07

O Triângulo Sul, localizado no sudoeste do estado, que abriga um circuito de cachoeiras e o Parque Nacional da Serra da Canastra, local de grande interesse turístico, agora contará com um reforço imprescindível para a região. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) inaugurou hoje (25), sua mais nova fração no município de Sacramento.

A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema; do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva; do comandante do 2º COB coronel André Humia Casarim; do comandante do 8º BBM tenente-coronel Ricardo Maresguia Mendes; do prefeito de Sacramento Wesley de Santi de Melo; dos deputados federais Marcelo Álvaro Antônio e Franco Cartafina; dos deputados estaduais Raul Belém e Bosco, além de autoridades militares e civis da região.

O governador Romeu Zema falou da satisfação em inaugurar mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no interior de Minas e lembrou que desde que assumiu a gestão do estado, sua prioridade sempre foi equilibrar as contas e arrumar a casa e assim melhorar as condições de segurança da população mineira.

Já o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, ressaltou a responsabilidade e consciência do governo de Minas no tocante ao empenho de ampliar a segurança no estado e também ao prefeito pela dedicação na parceria que proporcionou a instalação da fração em Sacramento.

À disposição da população todos os dias da semana, com funcionamento ininterrupto, o Pelotão atenderá não só ao município sede, mas também a uma extensa área de zona rural, que passa por regiões fronteiriças com o estado de São Paulo, além de parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, local de constante incidência de incêndios florestais, pessoas perdidas em mata, acidentes em cachoeiras, dentre outras.

Principais benefícios com a instalação

Com uma população estimada em 26 mil habitantes, o município de Sacramento abriga uma parte do Parque Nacional da Serra da Canastra e também a Gruta dos Palhares, considerada a maior gruta de arenito das Américas.

A rodovia federal mais próxima é a BR-262, sendo cortada pelas rodovias estaduais MG-190 e MG 428. Além disso, o município possui importante atividade econômica relacionada à agropecuária e ao serviço, fatores que atraem grande movimentação turística para a região, potencializando a necessidade de redução no tempo resposta do atendimento e de maior autonomia em questões concernentes à segurança do município.

Estrutura

O Pelotão de Bombeiros de Sacramento estará subordinado diretamente ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), sediado em Uberaba, e contará com efetivo de 27 bombeiros militares e 04 viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

Expansão do atendimento

Pautado pelo Plano de Comando, o CBMMG segue determinado em cumprir as metas do eixo principal de expandir o atendimento no território mineiro, seguindo também as diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A instalação de novas frações conta também com o apoio irrestrito das prefeituras e a articulação dos gestores municipais que são fundamentais na execução e implementação dos projetos.

A instalação deste Pelotão integra a contínua busca por promover a melhoria das atividades de bombeiros, buscando reduzir o tempo resposta, com o propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.

A atividade de Proteção e Defesa Civil, através da Gestão do Risco de Desastres nas ações de prevenção, mitigação e preparação contra sinistros, também será prioridade da corporação, objetivando aprimorar a resiliência no
município.

Novas Frações

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está distribuído em 7 Comandos Operacionais (6 Comandos Operacionais de Área e um Comando Especializado), 14 batalhões, sendo dois deles batalhões especializados (o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres – Bemad e o Batalhão de Operações Aéreas – BOA), além da Academia de Bombeiros Militar e de toda a estrutura administrativa e de Estado-Maior.

A intenção de abertura é de até 14 novas frações para o biênio 2021/2022, três delas já foram inauguradas: Betim, Bocaiúva e João Pinheiro. As 11 unidades restantes serão implementadas nas seguintes localidades: Andradas, Araçuaí, Brumadinho, Capelinha, Cataguases, Guanhães, Machado, São Gonçalo do Rio Abaixo, Três Marias, Tupaciguara e Sacramento, inaugurada hoje.

Tal expansão fortalecerá ainda mais a presença do CBMMG no estado, consequentemente, reduzindo o tempo resposta no atendimento à população mineira.