CBMMG forma primeira turma de profissionais treinados em prevenção e noções de combate a Incêndio em vegetação

Início / Notícias Criado em: 16-10-2020 às 13h:08

A boa articulação com órgãos públicos e privados, assim como ações colaborativas de vários segmentos econômicos, são fundamentais para criar campanhas mais incisivas e abrangentes para reduzir os números de incêndios florestais no estado. Apostando nisso, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM), que atua em Uberaba e região, vem articulando parcerias de peso para promover a integração na luta contra as queimadas criminosas que causam prejuízos inestimáveis.

A cidade de Uberaba é a terceira cidade mais eficiente na produção de cana-de-açúcar do país e a cana é responsável por 40% da produção agrícola da cidade. A zona rural do município, composta por extensas lavouras de cana-de-açúcar, são alvos fáceis para incendiários que cometem o crime frequentemente, mesmo com todas os esforços de prevenção implementados todos os anos pelo Corpo de Bombeiros.

Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), hoje (16) foi finalizada em aula presencial a capacitação de 17 funcionários da Usina Delta, que que tiveram êxito na etapa feita em educação à distância-EAD. Até o final de janeiro serão 452 pessoas aptas ao trabalho.

O curso gratuito é voltado para a indústria sucroenergética, atividade que concentra os incêndios mais intensos, alto risco de mortes além de prejuízos materiais e o grande impacto ambiental.

É uma medida prática pra reduzir os danos ambientais  do período crítico do ano que vem, que vai de  15 de julho a 30 de setembro, e outros segmentos estão sendo abordados de outras formas.