CBMMG forma novos sargentos para atuar em todo o estado de Minas Gerais

Início / Notícias Criado em: 06-10-2021 às 11h:56

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), instituição centenária do povo mineiro, buscando o aperfeiçoamento e valorização de seus militares, realizou, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), no ano de 2021.

E na última terça-feira (05), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a solenidade de formatura dos novos sargentos que servirão a população em diversas cidades do estado de Minas Gerais. A solenidade ocorreu na Academia de Bombeiros Militar (ABM).

O CEFS foi executado na modalidade remota. O curso foi desenvolvido através da plataforma virtual do CBMMG, por meio do qual, os militares tiveram seus conhecimentos profissionais ampliados e atualizados, visando uma melhor qualificação para o exercício das funções inerentes ao cargo de sargento bombeiro militar.

Ao final das aulas, deu-se início o estágio supervisionado, momento em que os formandos puderam colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos.

O comandante-geral do CBMMG, coronel BM Edgard Estevo da Silva, fez uso da palavra no ato da formatura e começou seu discurso agradecendo, recitando um poema de Cora Coralina:

"Senhoras e senhores formandos do CEFS, familiares e os demais convidados, obrigado pela presença.

“Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.

Com esses versos da autora Cora Coralina, homenageio os novos sargentos CEFS 2021. Estes homens e mulheres que representam a perseverança dos bravos combatentes do fogo, algo similar a trajetória da poetisa, que só publicou seu primeiro trabalho aos 76 anos de idade, nossos experientes formandos, contam com vivências na caserna, as quais computam vantagens frente a formandos de outros cursos de formação.

Além das habilidades já sedimentadas pelas reiteras rotinas, os formandos do CEFS carregam um atributo que não se consegue por meio de nenhum atalho, um atributo que só se atinge com o passar lento e cuidadoso dos anos. E é por isso, tão valioso, a maturidade. Essa maturidade não é condição que se expressa unicamente, chega carreada de outras qualificações a ela intrínsecas, como responsabilidades, serenidade, paciência e confiança, sem contudo, precidir do vigor, entusiasmo, da curiosidade, e da dedicação que exige o labor do soldado da vida. Ao se construir uma trajetória com tantos predicados, o que se oferece como produto final são profissionais especialmente forjados para lograr mais um degrau nessa almejada carreira Bombeiro Militar.

Nessa esteira dos profissionais especialmente forjados, fazemos distinta menção a paraninfa do Curso Especial do Formação de Sargentos, Diretora da Academia de Polícia Civil, Delegada-Geral, Cinara Maria Moreira Liberal, detentora também de uma admirável carreira profissional. Sua atuação séria e dedicada pelas diversas unidades nas quais trabalhou ao longo de seu percurso na Polícia Civil, a trouxeram a chefia da Academia de Polícia Civil (Acadepol), unidade de importância ímpar, responsável pela formação e qualificação dos policiais civis de Minas Gerais, e para a qual, é imperativo a excelência no currículo daquele sobre o qual recaí a responsabilidade de sua condução.

Parabenizamos a Dr. Cinara Maria, por sua atuação impecável a frente da Acadepol, e à agradecemos pela duradoura e fraternal parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. É para nós, motivo de grande honra vosso aceite ao convite para paraninfar nossos formandos do CEFS 2021. Aos militares envolvidos na formação de nossos sargentos, corpo docente, chefes de curso e administração, que sob afinado comando do tenente-coronel, Anderson Passos de Souza, comandante da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, se desdobraram para entregar a melhor formação, recebam todo o reconhecimento, e agradecimento desta Corporação.

O trabalho dos senhores, é de importância fundamental para o crescimento, e excelência do serviço que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais oferece a sociedade mineira. Aos parentes, amigos, e entes queridos de nossos formandos, que mais uma vez compartilham de um momento de celebração nesta instituição por mais essa conquista, recebam nossas congratulações, e nosso votos de que a nova etapa seja renovada de entusiasmo diante dos desafios a percorrer.

Caros formandos, concluído o período de formação, parabenizo cada um dos senhores e senhoras pela superação, pela dedicação, e pela vitória que esta formatura representa. Que a perseverança continue a guiar-lhes os caminhos, e que ao serem questionados ao término da carreira, do porquê de nunca terem desistido, mesmo diante de todas as dificuldades, que possam repetir a mesma resposta dada por Cora Coralina, quando questionada aos 95 anos de idade, porque nunca desistiu, ao que ouviu-se a seguinte explicação:

“ É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,

mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,

mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”

Avante Bombeiros. Salvar!"

Dessa forma, a sociedade mineira ganha com o aperfeiçoamento dos profissionais, que adquiriram conhecimento, habilidades e atitudes que os tornam aptos a dar pronta resposta à sociedade mineira, demonstrando o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com sua missão institucional de vidas e bens a salvar. Parabéns Formandos!