CBMMG forma novas turmas de instrutores pelo estado

Início / Notícias Criado em: 26-10-2021 às 13h:46

Novos instrutores de brigada são formados pela Academia de Bombeiros Militar

Sob gestão da Academia de Bombeiros Militar (ABM) e coordenação da Adjuntoria de Capacitação de Civis, foram formados 147 instrutores de brigadistas civis no ano de 2021. Os cursos aconteceram em duas modalidades, sendo a primeira em EAD, com as disciplinas de legislação, didática e gerenciamento de ocorrências, e no segundo momento de forma presencial, nas disciplinas de combate à incêndio urbano, combate à incêndio florestal, ocorrências com produtos perigosos e primeiros-socorros, na ABM e em diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais através dos respectivos Comandos Operacionais.

Os cursos aconteceram em conformidade com a resolução nº 861, de 08 de agosto de 2019, buscando capacitar, alinhar e atualizar os conhecimentos sobre as práticas de atividades, das áreas de competência do CBMMG por voluntários, profissionais e instituições civis dentro da cerne das atividades auxiliares, que estão em conformidade com a Portaria 54 de 02 de julho de 2020.

Barbacena forma nova turma de instrutores de brigada

Na tarde da última sexta-feira, dia (22), na Sede da Segunda Companhia Independente, em Barbacena, foi realizado o ato solene de encerramento do Curso de Formação de Instrutores de Brigadistas (CFIB/2021) 2ª Turma.
O evento contou com a presença do Sub Comandante da 2ª Cia Ind., capitão Ronaldo Rosa de Lima , que fez a entrega de uma homenagem à aluna Lucilene Aparecida Floriano, que mais se destacou durante a fase presencial do curso. O CFIB tem por objetivo habilitar seus alunos para o exercício de atividade profissional de instrutor nos cursos de formação de brigadistas profissionais, brigadistas florestais e brigadistas orgânicos.

Com carga horária de 188 h/a, o curso foi realizado em duas fases, uma à distância através da plataforma online de ensino da Academia de Bombeiros Militar onde foram ministradas aulas de Legislação Básica, Gerenciamento de Emergências e Didática, e outra fase presencial, realizada com instruções teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar, Produtos Perigosos, Combate Incêndio Urbano e Combate Incêndio Florestal. O 3º Comando Operacional de Bombeiros, através da 2ª Cia Ind., teve a grata satisfação de formar 08 (oito) novos instrutores de brigadistas no estado de Minas Gerais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é responsável por credenciar os órgãos e pessoas que exerçam atividades auxiliares e fiscalizar o cumprimento das prescrições legais, com objetivo de fortalecer estes atores, valorizar os profissionais e voluntários que exercem um trabalho sério, garantindo acima de tudo um atendimento seguro à população mineira.