CBMMG forma 32 novos sargentos para atuar em diversas localidades do estado

Início / Notícias Criado em: 22-10-2021 às 20h:05

Uma instituição reconhecida pela nobre missão de salvar vidas e bens alheios, capaz de seguir um juramento feito por seus militares no ato de formação, de agir em meio ao caos mesmo com o sacrifício da própria vida. Os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) são formados para atuar em diversos cenários de ocorrências, seja em incêndio, salvamento em altura, mergulho. E para atuar nessas ocorrências, os bombeiros passam por treinamentos e instruções durante os cursos de formação que são dispostos em sua malha curricular, onde os militares tem o recurso de aprendizado por meio de disciplinas instruídas com bombeiros especializados em cada uma das áreas de atuação dessa nobre instituição.

E na manhã desta sexta-feira (22) o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a solenidade de formatura dos 32 novos sargentos da Corporação. O curso de formação de Sargentos (CFS) 2021, teve início no dia 22 de fevereiro, e passou por momentos de inovação e adaptação, tendo em vista que algumas atividades tiveram que seguir as normas de segurança de enfrentamento à Covid-19.

Durante o encontro antes do início da solenidade de formatura, o novo sargento Wanderson, fez uso da palavra em nome de toda turma Arcanjo ”Quero agradecer ao senhor Jesus, por esse tempo que a turma passou junto. O curso começou com 32 militares e nós terminamos hoje com os 32 militares. E nesse tempo, passamos por momentos de muita luta e muita dedicação, mas hoje estamos chegando ao final. Parecia um sonho quando entramos, e exatamente 9 meses depois, é uma felicidade poder realizar esse sonho com nossos familiares e amigos”

Estiveram presentes as seguintes autoridades, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, Chefe do Estado-Maior, Coronel Veterano Sebastião Carlos Fernandes Reis, escolhido como paraninfo da turma, senhor Deputado Estadual Sargento Rodrigues, senhor Deputado Estadual Bartô, Capitão de Mar e Guerra Washington Luiz Vieira de Barros, senhora Secretária Executiva de Segurança Pública, Dr. Tatiana Telles e Koeller de Matos, e do senhor Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza, Comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM).

O Coronel Veterano paraninfo da turma Arcanjo, Sebastião Carlos Fernandes Reis, discursou para todos os presentes. “ Meus queridos sargentos, decorridos quase 4 anos que fui transferido para a reserva, confesso que foi com muita alegria e surpresa que recebi o convite irrecusável para ser o paraninfo dessa turma Arcanjos. Sei que o dia da formatura será marcante na vida de cada um de vocês e de seus familiares. Cada um de vocês carregam consigo uma história particular de vida, que os trouxeram até aqui.

Vindos por meio de muitos caminhos e percorrendo sua própria trilha, vocês se encontraram no curso e agora estão prestes a começar uma nova rota, um novo capítulo na vida pessoal e profissional, irão galgar esse importante degrau na carreira Bombeiro Militar. Porque um jovem decide seguir a carreira Bombeiro Militar? Quando muito jovens, é que tomamos as decisões dentre as mais importantes das nossas vidas, que impactarão toda nossa vida e as gerações futuras. Quando jovem é que decidimos quando iremos nos casar e com quem, que cursos frequentar e que profissão exercer, dentre outras decisões de igual peso e importância.

Perguntado pelo meu filho caçula de 8 anos, Miguel, qual foi o dia mais importante de minha vida, e apesar de não ser uma pergunta fácil de responder, eu respondi que foi o dia que escolhi ser Bombeiro Militar. Cada um de vocês caros sargentos, tem também sua história, e assim como inúmeros igarapés se juntam para transformar um grande rio, vossas histórias de vidas também se fundem para formarmos o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Parabéns a todos os novos sargentos.”

O Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, também fez uso da palavra, parabenizando a turma Arcanjo. “Ontem foi um dia marcante para a instituição, fizemos e contabilizamos 1000 dias da Operação Brumadinho, uma operação que marcou a nossa instituição, e por isso, vocês terão a oportunidade de representar essa instituição nos mais diversos locais que agora vão servir. Senhoras e Senhores, o Curso de Formação de Sargentos é em nossa corporação um dos cursos mais representativos da profissão Bombeiro Militar, e assim digo, pelas características que começamos a discorrer. Em primeiro lugar, o CFS é composto exclusivamente por bombeiros militares, cabos e soldados, que por mérito intelectual e físico disputaram entre seus pares, uma das 32 vagas do concurso. Isso demonstra a perseverança, comprometimento e a determinação que exige profissional do fogo, e segundo lugar, o CFS simboliza a harmonia entre a atividade operacional bombeiro militar e sua essência, até então executadas por nossos formandos na condição de cabos e soldados. Em terceiro lugar, o CFS é um curso intenso, que exige do aluno um novo padrão de condicionamento físico, e uma considerável resiliência as pesadas exigências que esses recaem, alias uma das exigências do curso é aprimorar-se, lapidar-se, é dar o melhor de si para ofertar ao outro. Isso demonstra o espírito de excelência, com humildade e dedicação ao trabalho, imprescindível ao soldado da vida, contudo isso nobres formandos da turma Arcanjo, aos senhores e senhoras pais e amigos aqui presentes, tenham motivo de sobra para se orgulhar da divisa, que a partir dessa data, ostentaram em suas fardas. Parabéns a todos vocês. Salvar !”