CBMMG faz alerta para evitar afogamentos

Início / Notícias Criado em: 26-01-2022 às 13h:07

Neste último domingo (23), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi acionado, via 193, para atender uma ocorrência de afogamento na cidade de Lavras. Tratava-se de uma menina de 2 anos e 11 meses que havia se afogado na piscina de um clube. A criança foi socorrida, mas como ficou inconsciente por cerca cerca de 10 minutos, infelizmente veio a óbito.

De acordo com o Centro Integrado de Informações de Defesa Civil (Cinds), somente no mês de janeiro, foram registrados 30 afogamentos, sendo 25 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registradas 325 mortes por afogamento, sendo 298 homens e 27 mulheres.

Apesar do percentual de mortes ser maior entre os homens, o alerta vale para todos os públicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS (2014), o afogamento é uma grave ameaça à saúde pública que em todo mundo e mata 372.000 pessoas por ano. Conforme dados do TABNET da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre os anos de 2006 e 2021, o afogamento foi a causa externa que mais vitimou crianças de 1 a 9 anos.

Por isso, é sempre bom relembrar dicas fundamentais que podem evitar mortes e acidentes em piscinas, rios, lagos e outros locais de banho.

Dicas

Escolha do local para nadar

• Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.
  • Não ultrapasse faixas e placas de avisos.
  • Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.
  • Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.

Mudança de comportamentos

• Evite nadar sozinho;
  • Não tome bebida alcólica antes de entrar na água;
  • Não se afaste da margem;
  • Não salte de locais elevados para dentro da água;
  • Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
  • Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
  • Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
  • Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos");
  • Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
  • Não abuse se aventurando perigosamente;
  • Não deixe as crianças sozinhas;
  • Evite navegar com carga em excesso;
  • Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;
  • Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.