CBMMG entrega Espadins aos cadetes

Início / Notícias Criado em: 18-11-2022 às 17h:54

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), a cerimônia de entrega do Espadim Dom Pedro II aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO-2022).

A solenidade realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM) e presidia pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com a presença das seguintes autoridades: do comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar, aviador José Henrique Kaipper; o desmbargador do Tribunal de Justiça Militar,  coronel BM Osmar Duarte Marcelino; o capitão de mar e guerra Washington Luiz Vieira de Barros; o chefe do Estado-Maior dos Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o comandante da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares e demais autoridades e convidados.

O coronel Estevo celebrou o compromisso firmado pela nova geração de comandantes da instituição e sintetizou seu recado com quatro mensagens objetivas aos cadetes: “Em primeiro lugar, tenham orgulho de pertencer a esta corporação, que hoje é referência no Brasil na atividade de salvar e também na prevenção de diversas emergências. Trabalhem com todo o esforço e lembrem-se todas as vezes que estiverem com esse Espadim, da honra do cadete, da história do Corpo de Bombeiros e do compromisso firmado em prestar o melhor serviço à sociedade. Aos familiares, nossa mensagem é de gratidão pela confiança, entregando o que vocês têm de melhor, filho, marido, namorado que estão aqui. Nossa gratidão também a nossa Academia de Bombeiros Militar e ao seu comandante pela formação e condução dos cadetes. Por fim, nossa mensagem ao povo mineiro e ao povo brasileiro é de que podem confiar no CBMMG. O soldado da vida não decepciona em se empenhar e ao se doar, mesmo com o sacrifício da própria vida. ”, concluiu.  

O chefe do Estado-Maior desejou aos cadetes o melhor aproveitamento possível: “Aproveitem esse período até a formatura para dedicarem-se aos estudos e aproveitarem também as oportunidades práticas em sala de aula e experiências que irão vivenciar junto a outros militares. Desejo sucesso e que ao final dessa jornada, possam entregar a sociedade mineira um corpo de oficiais qualificado e preparado para os desafios da instituição. ”  

O governador Romeu Zema enviou uma mensagem aos cadetes: "Este ato simbólico marca o começo de uma caminhada de coragem e determinação e reafirma também o compromisso com o Corpo de Bombeiros de salvar e valorizar vidas. É uma honra poder contar com vocês na proteção e na segurança do nosso estado. os mineiros sabem que podem contar com os bombeiros que são sempre o amigo certo nas horas incertas." 

A cerimônia de recebimento do Espadim, tão apreciada pelos familiares, marca a efetivação do cadete na corporação. Ao término do CFO, o aluno torna-se aspirante a oficial e troca o espadim por uma espada, símbolo do oficialato.

Origem

O Espadim é uma arma constituída pela união harmônica do aço, ouro e marfim e é símbolo da autoridade, da honra militar e da dignidade do cadete. Tem sua origem na Rússia, na época do czar Alexandre Terceiro, e era destinado aos príncipes do império para que os portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.

Desejamos sucesso e uma caminhada da qual possam se orgulhar e engrandecer ainda mais o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Alienam vitam et bona salvare!