O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou ontem (22) um simulado de incêndio e evacuação na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, em Capelinha, com apoio do presidente Edir Neves, e participação de colaboradores da unidade e bombeiros do 3º Pelotão.
A ação integrou a Operação Rota de Emergência – Fase 1, que visa fortalecer a cultura de prevenção em hospitais e testar planos de resposta a incêndios e situações de pânico. O hospital conta com uma brigada interna, composta por profissionais que, além de sua função principal no cuidado aos pacientes, também foram treinados para garantir a segurança de todos os que estão no hospital.
O cenário simulado envolveu um princípio de incêndio no sistema elétrico. A brigada atuou no combate inicial, iniciou a evacuação e acionou o CBMMG. Os bombeiros realizaram o salvamento de uma vítima inconsciente em ambiente com fumaça, além de triagem. A paciente, conforme a gravidade, ficou sob os cuidados da equipe médica de plantão. Foi empregado o Sistema de Comando em Operações (SCO), com o Posto de Comando instalado e coordenado pelo tenente Mourão. Ao fim, foi realizado debriefing para avaliação e aprimoramento das ações.
O simulado não demandou apoio externo, pois o foco foi em um cômodo isolado (casa de máquinas), rapidamente controlado, isolado e havia apenas uma vítima envolvida que teve necessidade de atendimento. O Corpo de Bombeiros de Capelinha manifesta seu agradecimento e parabeniza todos os envolvidos pelo empenho, seriedade e dedicação.