Nesta quinta-feira (24), representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), participaram da solenidade de entrega da comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, cujo grau Comendador é considerado a maior honraria do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Na ocasião, foram homenageados o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e o deputado federal tenente Pedro Doshikazu Pianchão Aihara.

A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal é uma distinção concedida a militares, civis e instituições cujo serviços ou ações sejam merecedores de homenagens pela corporação. Ao todo foram 624 agraciados, entre civis e militares.

A medalha Dom Pedro II, foi instituída no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por meio do Decreto nº 24.275 de 08 de dezembro de 2003. A condecoração é uma homenagem ao sétimo filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Nascido em 02 de dezembro de 1825, Dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeiro Corpo de Bombeiros Brasileiro e o embrião do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, tornando por esses méritos, Patrono da corporação.