CBMMG e a atuação no resgate a pessoas ilhadas em Governador Valadares

Início / Notícias Criado em: 20-01-2022 às 15h:32

O ano de 2022 começou com um grande volume de chuvas em Minas Gerais. Várias regiões do estado sofreram com o acumulado histórico registrado.

Governador Valadares sofreu sua terceira maior enchente de todos os tempos. O Rio Doce alcançou a incrível marca de 4 metros e 35 centímetros na régua do SAAE (Serviço autônomo de água e esgoto), mais de 3 metros acima do seu leito normal.

Cumprindo seu papel institucional, o Corpo de Bombeiros atuou no resgate de pessoas ilhadas, socorro a animais em condições de risco devido as cheias, bem como vistorias em áreas de risco, além do atendimento as outras naturezas de ocorrências. A operação contou com 73 militares empenhados em campo, durante os 4 dias críticos de enchente, totalizando em 794 pessoas resgatadas.

Segundo a defesa civil de Governador Valadares, mais de 55 mil pessoas foram afetadas pela enchente, sendo que 16 mil pessoas ficaram desalojadas e 342 pessoas ficaram desabrigadas na cidade.

Com o recuo das águas, muita sujeira foi deixada para trás. O 6° BBM trabalha conjuntamente com a prefeitura de Governador Valadares na limpeza das ruas do município, contribuindo para que a normalidade seja retomada o mais rápido possível.

Uma campanha conjunta com outros órgãos está sendo realizada pela instituição com o objetivo de arrecadar itens de vestuário, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para serem distribuídos para a população atingida pela enchente.

Ação Solidária Pelotão Almenara

Uma ação solidária foi promovida pelo Pelotão do Corpo de Bombeiros de Almenara para distribuição de produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e vestuário para os atingidos pelas cheias na região.

Ressalta-se o esforço do comandante da unidade, 2° Ten BM Rafael Almeida que conseguiu junto a Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, mais de 200 kits de limpeza e cestas básicas, além de outras doações arrecadadas.