Desde o final da edição do Carnaval 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem se empenhado para planejar as ações de prevenção, a fim de garantir a segurança dos eventos e a proteção dos foliões em todo o território mineiro.

Em Minas Gerais, a popularidade da festa tem aumentado, atraindo milhares de visitantes e impulsionando o turismo e a economia no estado nesta época do ano. Exatamente por isso, a segurança e a tranquilidade são o foco CBMMG, que estará preparado para lidar com ocorrências de incêndios, emergências médicas, salvamentos e, também atuará de forma estratégica em atividades de prevenção de acidentes. A corporação trabalhará em conjunto com outros órgãos públicos para garantir que o Carnaval seja um sucesso e uma experiência inesquecível para todos.

Efetivo

Todo o efetivo do CBMMG estará mobilizado, em condições de pronto emprego, no Carnaval 2024: são mais de 6 mil Bombeiros Militares em todo o Estado, empenhados em ações como:

• pontos base;
  • prevenção contra incêndios e acidentes (PCI/PCA);
  • ações de prevenção aquática em balneários;
  • reforço no serviço ordinário e;
  • ações de coordenação e controle.

Na RMBH, o Corpo de Bombeiros novamente contará com o Batalhão Carnaval para atender a demanda do período que está relacionada, principalmente, aos blocos carnavalescos e aos foliões participantes.

Ainda na região metropolitana, estima-se 2.500 bombeiros militares e mais de 100 viaturas para atendimento à população. No restante do Estado, serão cerca de 3.500 bombeiros militares e mais de 500 viaturas.

Importante ressaltar que o Batalhão Carnaval, instituído especificamente para o período, atuará com bombeiros militares lotados na atividade meio, denominados 4º e 5º esforço. Desse modo, o serviço ordinário não será impactado, pois o efetivo que atua no serviço de resposta à população permanecerá empenhado conforme rotina.

Prevenção antes dos desfiles

Conforme Instrução Técnica nº 39 do CBMMG, as principais medidas de segurança analisadas para concentrações, deslocamentos e dispersão dos Blocos Carnavalescos em vias públicas são:

• Prevenção a incêndios nos trios elétricos;
  • Prevenção a quedas nos trios elétricos com utilização de barreiras; sinalização visível com indicação da população máxima e a capacidade de escoamento oferecida pela saída disponível;
  • Requisitos de segurança para as equipes de isolamento;
  • Sonorização do trio elétrico estacionado;
  • Proibições nos trajetos, como interior de túneis ou locais com deficiência de ventilação, áreas sujeitas a inundações, áreas hospitalares, áreas militares, impedindo a movimentação de veículos de urgência e emergência e sobre pontes e/ou viadutos;
  • Medidas de proteção em locais com risco de queda;
  • Proibição de serpentinas metalizadas e bandeiras/mastros.

Dentro do escopo de prevenção, a corporação trabalha também com a produção de vídeos e postagens em redes sociais durante todos os dias do Carnaval, com alertas variados sobre situações de risco e instruções para curtir a festa adotando um comportamento de autoproteção.

Aeronaves e drones

Para o ano de 2024, é prevista a continuação dos trabalhos de fotomonitoramento de público dos maiores Blocos Carnavalescos. Essa ação será executada por equipes do Batalhão Carnaval 2024 e do Batalhão de Operações Aéreas - BOA, com apoio de pilotos de RPA (drones) do BOA para subsidiar ações de planejamento e resposta a ocorrências.

O desenvolvimento das atividades Bombeiro Militar para o Carnaval 2024 ocorrerá em três frentes de atuação: preventivas, de resposta e de controle/fiscalização.

Afogamentos

O CBMMG tem como planejamento desenvolver atividades de prevenção aquática com equipes de bombeiros militares posicionados em regiões estratégicas e de interesse operacional, como balneários, visando a redução do tempo de resposta e a conscientização da população sobre situações de risco em áreas aquáticas, evitando que ocorrências graves aconteçam.

A corporação possui aeronaves com equipe médica embarcada no Suporte Aéreo Avançado de Vida em condições de acionamento.

A capacitação e treinamento continuado fazem parte da rotina da corporação com o objetivo de manter os bombeiros militares preparados para atendimento, em qualquer tempo, de afogamento e outras naturezas de ocorrências.