CBMMG dá as boas-vindas aos 30 novos sargentos

Início / Notícias Criado em: 02-12-2022 às 12h:18

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em mais um ano de importantes conquistas, realizou nesta manhã (2), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargentos 2022 – CFS, na Academia de Bombeiros Militar, que neste dia contou com um intérprete em Libras, como forma de contemplar todos os convidados.

A solenidade presidida pelo chefe do Estado-Maior coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, contou com a presença das seguintes autoridades:

Paraninfo da turma Meraki, coronel BM veterano Marcus José Tibúrcio Lima;

- Vanessa Fusco Nogueira Simões, representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais;

- Ângelo Viegas de Carvalho Ruas, representando o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais;

- Tenente-Coronel PM Henrique Chaves Aleixo, representando a PMMG;

- Major aviador Jair Mazzani Machado da Costa, representando o CIAAR

- Major Hebert Aquino Marcelino, representando o chefe do Gabinete Militar;

- Capitão Ricardo Rodrigues, representando o comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais;

- Capitão EB Robert Noy Bertolino, representando o comandante do Colégio Militar e o CPOR;

- Vice-presidente coronel PM Veterana Rosângela de Souza Freitas, representantes da AOPM;

- Sargento Rodrigo Lopes de Oliveira, representando a Aspra.

A formatura de 30 novos sargentos da turma Meraki fortalece a corporação e amplia a capacidade de melhor servir, na medida em que os militares estarão à disposição da sociedade mineira em diversas regiões do estado com o mesmo comprometimento e determinação que exige a profissão, mas com uma dose a mais de conhecimento.

Os três primeiros colocados no Curso de Formação de sargentos, Guilherme Andrade Baliza; Vitor Mendes Mansur eTomás Antônio Rocha foram homenageados durante a cerimônia pelo empenho e bons resultados durante o curso.

O coronel Tibúrcio deixou a seguinte mensagem: “Ao ingressar na carreira bombeiro militar, os formandos assumem uma condição de responsabilidade ampliada e uma missão a ser desempenhada. Tornam-se chefes de guarnição, tornam-se chefes de grupos, comandando cabos e soldados. Tornam-se um referencial para os subordinados que esperam ser comandados por um profissional capacitado. Tenham inteligência emocional e consigam sempre manter elevada a moral de seu ambiente de trabalho. Mantem sempre uma comunicação direta com seus subordinados e estejam sempre junto deles, tenham coragem para tomar decisões, conquistem e convençam pelo exemplo."

Já o coronel Erlon ressaltou que: “estar diante dos 30 formandos do CFS, além de promover um sentimento de alegria, nos infere a uma reflexão sobre o momento em que vivemos. Vislumbramos aqui a nova cara da instituição. Essa nova geração de bombeiros militares revela a inovação, a vitalidade, o interesse natural pelas tecnologias e a agregação de muito saberes. Essa é a nova realidade do CBMMG: uma tropa intelectualmente ativa e qualificada. Com a coragem que é peculiar a essa corporação, reescrevemos o passado sustentando o futuro. A geração mais velha reverenciada pela geração seguinte. Assim, seguirá o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, frisou o subcomandante dos bombeiros.

Aos formandos, ficam os votos de um novo tempo marcado pela superação de desafios cada vez maiores e de vitórias e conquistas proporcionalmente gigantes, perseguindo sempre a nobre missão de salvar!