CBMMG conclui capacitação de operações em altura para militares do Coesp

Início / Notícias Criado em: 16-07-2021 às 14h:13

Entre os dias 12 e 15 de julho, policiais militares do Curso de Operações Especiais (Coesp) da Polícia Militar de Minas Gerais, Maranhão e Amazonas passaram por uma capacitação oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Academia de Bombeiros Militar (ABM).

O módulo de operações em altura foi ministrado por bombeiros do CBMMG, com o objetivo de preparar os policiais militares do Coesp para atuar em intervenções em qualquer tipo de ambiente e terreno, considerando a atividade especializada que desempenham e peculiaridades das missões.

Foram ministradas técnicas fundamentais para atuar em ocorrências fora do nível do terreno, como por exemplo, reconhecimento e aplicação dos princípios e critérios de segurança nas operações de altura; confiança e segurança em situações fora da cota zero; conhecimento sobre equipamentos básicos da atividade; estabilidade emocional; execução de nós, amarrações e enrolamentos de corda básicos; sistemas de ancoragem seguros, entre outros.

Para o coordenador do Coesp, capitão Macedo, que participou do Curso de Salvamento em Altura do CBMMG em 2015, “o Módulo de Operações em Alturas, no Curso de Operações Especiais, serve para capacitar nossos policiais a operar em diversos ambientes e nós confiamos esse módulo ao Corpo de Bombeiros Militar pela experiência e capacidade dos instrutores que lá estão. Ao final desta capacitação, nossos militares já podem realizar diversas manobras difíceis de forma técnica. Eles concluíram o treinamento e estão aptos para atuar sem medo, confiando no equipamento e nas técnicas, ensinadas num tempo relativamente curto, graças a equipe de instrutores disponibilizados pelo CBMMG.”, destacou o oficial.

Já o sargento Michel Henrique Feliciano destacou que "devido a técnica, a paciência, o empenho e a dedicação dos militares do Corpo de Bombeiros envolvidos na missão, conseguimos superar as dificuldades com altura com maestria. O turno Coesp 2021 agradece a cada integrante do CBMMG que nos auxiliou nesta missão.", concluiu o sargento da Rotam.