O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG), por meio da Companhia de Proteção Ambiental (CPA), pertencente a estrutura do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), com subordinação ao Comando Especializado de Bombeiros (CEB), valendo-se do conhecimento técnico de seus talentos humanos, tem realizado diversas atividades de preparação e resposta ao enfrentamento do período de estiagem no ano de 2023.

Com foco na formação, treinamento e renovação de conhecimentos de Brigadas Florestais, durante o período de 06 de março à 23 de junho de 2023, foram capacitados 496 brigadistas, sendo habilitados a apoiar as ações do CBMMG frente aos desafios impostos pelos incêndios florestais. Tal ação visou capacitar os brigadistas com conhecimento técnico/operacional para atuação nas fases de prevenção e resposta aos incêndios em vegetação.

Essa iniciativa foi possível graças a integração entre o CBMMG, instituições públicas e privadas que, sensíveis a temática da preservação do meio ambiente, se colocaram à disposição da sociedade mineira para habilitar seus agentes na matéria em lide. Entre estas agências citamos a Força Aérea Brasileira – CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica), a AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente) e a AMIF (Associação Mineira da Indústria Florestal).

Com esta iniciativa, o CBMMG pretende disseminar de forma mais ampla a cultura de prevenção a sinistros dessa natureza, bem como tornar as ações de resposta a essas ocorrências mais seguras e eficientes.

O CBMMG renova seu compromisso junto a população, baseando-se em seu propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança, bem como manter seu foco na visão de atingir a excelência na qualidade dos serviços.