O Estado de Minas Gerais recebeu a visita de uma comitiva da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A delegação, composta por 13 servidores, foi liderada pela Diretora Camila Kühl Pintarelli e recepcionada pelo Secretário Adjunto de Segurança Pública, Coronel QOR, Edgard Estevo da Silva, acompanhado de representantes do CBMMG e demais órgãos de segurança.
Após a abertura, a comitiva seguiu para visita “in loco” na Academia de Bombeiros Militar (ABM), a fim de verificar os itens adquiridos através da execução dos recursos destinados à Corporação. Na ABM, os representantes do Ministério da Justiça conheceram a sala de musculação, o ginásio poliesportivo, além de veículos operacionais, equipamentos de proteção individual e ferramentas de salvamento adquiridos.
Ainda, foi realizado um simulado de atendimento a ocorrência de salvamento veicular demonstrando técnicas especializadas de extração da vítima e a utilização dos equipamentos adquiridos por meio do Fundo, como desencarceradores e dispositivos de proteção individual.
Por fim, no dia 6 de maio, a comitiva do Ministério da Justiça conduziu oficinas técnicas com a participação de representantes de todos os órgãos de segurança pública do Estado de Minas Gerais, incluindo o CBMMG, a Polícia Militar (PMMG), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Civil (PCMG). As oficinas abordaram temas estratégicos, tais como: transferências Fundo a Fundo, transferências voluntárias, gestão patrimonial e logística e licitações e contratos aplicados ao ComprasSusp.
A Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública reconheceu o compromisso do CBMMG com a aplicação eficiente dos recursos, os quais têm proporcionado significativos avanços estruturais para a Corporação e impacto direto na qualidade dos serviços prestados à sociedade mineira. A visita da comitiva do Ministério da Justiça reforça o alinhamento institucional com os planos nacionais e estaduais de segurança pública e valoriza o esforço conjunto em prol da missão de salvar e valorizar vidas.