CBMMG aposta nas ações do Plano Integrado para conter avanço dos incêndios no estado

Início / Notícias Criado em: 09-09-2021 às 10h:42

Nos meses de agosto e setembro, grandes incêndios estão sendo registrados em várias regiões de Minas, exigindo ações dinâmicas, não apenas para reduzir o número de incêndios, mas também para otimizar o combate. A operacionalização do Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios tem demonstrado eficiência na gestão de grandes queimas em parques e zonas rurais, bem como na contenção dos focos no perímetro urbano.

Serra Negra

Durante 10 dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estiveram em ação direta no combate ao incêndio na estância de Serra Negra, no município de Patrocínio. Militares de Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte foram designados para a ação que contou com helicóptero e cerca de 25 homens diariamente.

O incêndio localizou-se em uma área de mata fechada, íngreme e de difícil acesso, sendo necessário o deslocamento da tropa através de aeronave. No local, foi montado o Sistema de Comando de Operações - SCO, de onde era realizado todo planejamento, monitoramento e comando. Além de aeronave, a equipe contava com recursos tecnológicos como drone e monitoramento via satélite.

As características do incêndio dificultaram as ações de combate, uma vez que a distância entre os focos exigia que as equipes fossem remanejadas de acordo com as evoluções das frentes de incêndio.

A área atingida pelo incêndio foi de cerca de 880 hectares, sendo na maioria vegetação rasteira e algumas árvores. Após a extinção dos focos, as equipes do Pelotão de Bombeiros de Patrocínio continuaram com monitoramento do local, tendo em vista as possibilidades de reignição.

Gestão eficiente contribui para proteger área de preservação

Devido aos esforços de diversas unidades do Corpo de Bombeiros, foi possível proteger boa parte da área de preservação permanente da região, áreas de pastos e cerca de 7.200 hectares de plantação de café, localizada em área circunvizinha ao incêndio.

Essa foi mais uma ação do Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais, projeto piloto do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Incêndios simultâneos

Durante o feriado de 7 de setembro, de acordo com o Balanço realizado pela Sala de Imprensa, foram registados no sistema CAD, no período compreendido entre 0h de sábado até às 18h de terça-feira (7), um total de 738 solicitações relacionadas a incêndios em vegetação em todo o estado de Minas Gerais.

Tupaciguara

Incêndio iniciado na sexta-feira (3), em plantação de cana,  em três áreas de preservação permanente (mata fechada e área de pastagens). Houve o apoio de 12 caminhões pipa de 15 mil litros cada, uma pá carregadeira, uma patrola, e 30 brigadistas dos municípios próximos. Devido à fumaça, foi necessário o fechamento dos dois sentidos da rodovia, por cerca de uma hora, para evitar acidentes.

Área queimada de aproximadamente 300 hectares.

Ituiutaba

Incêndio de grandes proporções na Reserva do Capão da Lagoa iniciado no sábado (4). O fogo atingiu uma vasta área na reserva do Capão da Lagoa no bairro Drumond. A princípio, o fogo que estava na vegetação rasteira, evoluiu para incêndio de copa e destruiu grande parte da vegetação.

Januária/ Cônego Marinho

Incêndio iniciado no sábado (04) e encerrado na segunda (6), na comunidade Limoeiro, zona Rural de Cônego Marinho, norte de Minas, em área rural não protegida.

Os bombeiros priorizaram o controle do fogo no perímetro para a segurança da propriedade da fazenda, bem como a área de pasto e proteção dos animais (gado/cavalo). Foram utilizados sopradores, bombas costais, material de sapador (enxada, pás e foice), bem como o uso de abafadores. Também foi construído aceiro progressivo, ataque direto aos focos e ataque indireto flanqueando a linha de fogo até ele ser extinto próximo a barreiras naturais como pedras e cascalho da região. O terreno no local é de difícil acesso para combate, considerando os aclives e vegetação fechada.

Empenho: 05 bombeiros, 05 brigadistas do ICMbio e Moradores da região.

Na segunda (6), a força tarefa recebeu o reforço de mais 10 bombeiros que retornaram ao local para monitoramento e combate aos focos.

Mangabeiras/BH

Incêndio em vegetação no parque Mangabeiras. Foram empenhadas 4 viaturas e houve o apoio de brigadistas. A linha de fogo que mais ameaçava foi extinta nas primeiras horas, mas alguns focos em locais muito íngremes e de difícil acesso continuaram, e por isso, foi montado um posto de comando e algumas equipes permaneceram no local durante toda noite realizando o monitoramento desses focos. Os trabalhos foram retomados na manhã seguinte e o combate permaneceu até o dia 6.

Bombeiros e brigadistas, tiveram o apoio de uma aeronave do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com lançamento aéreo de água em pontos estratégicos, com capacidade para 400 litros.

Serra da Gandarela/ Rio Acima

O fogo teve início na vegetação às margens da Estrada Real. As chamas se alastraram rapidamente para a área da Serra e o incêndio ganhou força e se propagou pela região.

Conforme relatos, um indivíduo não identificado teria passado às margens da via ateando fogo. No primeiro dia, a informação era de 5 focos de incêndio em pontos distintos na base da Serra da Gandarela.

Nesta segunda-feira (6), três equipes de bombeiros totalizando 12 militares trabalharam no combate das chamas no município de Rio Acima, debelando o fogo e monitorando o local para possíveis reiginições.

 

Incêndios em andamento:

Prados/próximo à Serra do São José

Fogo atingiu propriedade rural na cidade de Prados e avançou para a área de preservação ambiental. Militares do Corpo de Bombeiros de São João Del-Rei e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizaram combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área rural na Rodovia Capitão Anselmo, que liga a MGC 383 à cidade de Prados. No local, as chamas atingiram uma área de plantio de milho e se espalharam para os arredores, chegando à Serra do São José. Os bombeiros trabalharam ao lado de brigadistas do IEF para conter as chamas por toda a tarde desta segunda-feira (6). Permanecem os trabalhos no local e os bombeiros agora contam com o apoio de aeronaves próprias para combate a incêndios em vegetação.

Serra da Mantiqueira:

Base do Marins

Iniciado no dia 6, as equipes do CBMMG iniciaram, hoje (9) os trabalhos de monitoramento e combate, caso necessário. Durante o período noturno uma equipe conseguiu combater um foco encerrando as atividades à 1h da manhã. Air tractor estará disponível hoje para empenho.

Efetivo do CBMMG 30 militares e previsão da chegada do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Brasópolis

Incêndio iniciado no dia 6, nesta quinta-feira, os militares foram divididos em três equipes, sendo que duas irão atuar no ponto no qual terminaram as atividades de combate direto no dia anterior. A outra irá tentar achar um novo ponto de acesso, com melhores condições de monitoramento.

Marmelópolis

Incêndio iniciado no sábado (4), na cidade de Marmelópolis/MG, no bairro Sertão (zona rural), em vegetação mista (pasto, plantação de eucalipto e mata de reserva florestal), com uma área atingida em média 40 alqueires, equivalente a 193,6 ha (1.936.000 m²).

Militares do Estado de Minas Gerais iniciaram o combate na região da Serra da Mantiqueira (Marmelópolis/MG), em conjunto com militares do Exército Brasileiro, bombeiros militares do Estado de São Paulo e outros guias da região e brigadistas. O incêndio avança em duas grandes frentes (sentido Marinzinho e sentido Itaguaré). As aeronaves do Estado de SP realizam o sobrevoo no local e as equipes estão sendo distribuídas em campo para a realização do combate direto às chamas.