Cadetes do CBMMG realizam visita técnica no CBPMESP

Início / Notícias Criado em: 29-11-2021 às 16h:00

Entre os dias 22 e 28 de novembro, a turma Athus - Aspirantes 2021, realizou visita técnica pelas instalações do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). A comitiva foi composta por 37 militares da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM).

Na Escola Superior de Bombeiros (ESB) em Franco da Rocha, os cadetes conheceram toda a estrutura da escola visitando o pavilhão de ensino, complexo aquático, pista de BREC, torre de salvamento em altura e a Cidade do Fogo, composta por seis simuladores de incêndio. No Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foi possível acompanhar diversos testes de reação e resistência ao fogo. Dentre eles, destacam-se o ensaio do índice da taxa de desenvolvimento de calor, funcionamento de sprinkler, ensaio de ruptura de mangueira de incêndio e teste de capacidade extintora 20B.

No Centro de Suprimentos e Manutenção do Material Operacional (CSMMOp), os cadetes conheceram as estações de reparos em veículos pesados, leves e motocicletas. Também puderam conhecer os laboratórios de desencarceradores, motorrebolos, motoserras e cilindros de EPRs. No pátio principal da oficina, várias viaturas do acervo histórico da instituição estavam estacionadas, propiciando a oportunidade única para os discentes conhecerem um pouco da história do CBPMESP.

Por fim, na cidade de Guarujá, os cadetes visitaram o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBM). Foi feita apresentação institucional, destacando as campanhas de prevenção a afogamento realizadas no litoral paulista. Em seguida, foi ofertada instrução na embarcação Governador Fleury. O navio é utilizado pelo CBPMESP nas ocorrências de incêndios em embarcações ou indústria petroquímica off-shore.

A visita de estudos proporcionou aos cadetes troca de experiências institucionais, além de contato com as melhores práticas operacionais realizadas pelo CBPMESP. O intercâmbio de conhecimento certamente será muito proveitoso e edificante para a formação bombeiro militar dos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.