Cadetes da PM recebem instruções de APH na ABM

Início / Notícias Criado em: 28-10-2021 às 10h:34

Nesta segunda-feira (25), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) recebeu uma turma de 125 cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Curso de Formação de Oficiais (CFO3/PMMG), para receberem instruções de Atendimento Pré-Hospitalar pelos 34 cadetes do último ano do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

É uma atividade de integração para que os futuros oficiais policias e bombeiros possam iniciar o processo de aproximação, pois muito em breve estarão dispersos por todo estado de Minas Gerais, realizando diversas ações integradas em benefício da sociedade mineira.

Foram realizadas oficinas de atendimento à parturiente, a fim de prepará-los para o acompanhamento de emergências obstétricas. Eles também tiveram instruções de como agir em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, como engasgo de recém-nascido ou até mesmo vítimas adultas, por meio da aplicação da manobra de Heimlich.

Além disso, eles tiveram instruções sobre o Suporte Básico de Vida, para estarem aptos a realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para, eventualmente, poderem reverter quadros ou garantir sobrevida de vítimas em Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Outra orientação importante foi a respeito dos acidentes de trânsito e outros traumas como técnicas de retiradas de vítima em situações emergenciais, retirada de capacete e outros procedimentos simples que podem fazer toda diferença na mitigação de eventuais sequelas. Além, é claro, do atendimento de ocorrências inerentes a atividade policial militar envolvendo armas de fogo e armas brancas como o estancamento de hemorragias e outras lesões similares.

A atividade ocorreu visando aprimorar a capacidade de reposta e condicionando dos policiais militares a prestarem um primeiro atendimento a eventuais vítimas, sejam policiais o que combinado com a grande capilaridade da PMMG, pode salvar muitas vidas.

Os colegas policiais militares tiveram demonstrações e em seguida puderam colocar em prática o que foi ministrado, para maior assimilação do conteúdo. Em breve, irão aplicá-los por toda Minas Gerais, na ocasião de sua formatura no próximo dia 03 de dezembro.