Na última segunda-feira (14), Barbacena completou 232 anos, e para celebrar o aniversário da cidade, a Câmara Municipal de Barbacena realizou a cerimônia de entrega da Medalha Ordem do Mérito Legislativo. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (Fame).

A Ordem do Mérito Legislativo Municipal de Barbacena, criada pelo Decreto Legislativo 469, de 16 de julho de 1998, tem por finalidade conferir prêmio às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao município, estado ou nação tenham se tornado merecedoras deste especial reconhecimento da Câmara Municipal de Barbacena.

Instituída nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito, a insígnia da Ordem traz na sua face a representação da Coluna da Liberdade, e no verso, o Palácio da Revolução Liberal, sede do Poder Legislativo Municipal.

Neste ano foram agraciadas 34 personalidades, dentre elas, dois bombeiros militares pertencentes à Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar foram homenageados com a medalha: o tenente Matheus Nascimento Viol e o sargento Wellington Augusto da Silva.