Bombeiros são capacitados pelo Ministério da Justiça para atuar com cães em desastres naturais

Início / Notícias Criado em: 13-05-2022 às 13h:19

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), promoveu a 1ª edição do Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), em Cáceres -MT.

O Curso teve por objetivo capacitar os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública, especificamente bombeiros militares, para atuarem no serviço de busca resgate e salvamento com cães, atendendo a crescente demanda pelo uso de cães no Brasil.

A 1ª edição contemplou 30 profissionais de 14 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás).

Foram ministradas disciplinas de condicionamento e psicologia canina, etologia canina, figuração, manutenção e criação canina, mecânica de odores, princípios de busca urbana, rural, terrestre, noções de Brec, primeiros socorros caninos, princípios da intervenção assistida por cães, restos mortais, princípios de buscas em áreas deslizadas e certificação operativa.

Dentre os instrutores que ministraram o curso, o 2° sargento Thales Marcelo Rufino, lotado no 6°PBRESC/8°BBM/2°COB/CBMMG, pode repassar um pouco de sua vasta experiência como Cinotécnico e instrutor de BRESC, uma vez que o mesmo atuou diretamente de forma operacional com atividade de busca, resgate e salvamento com cães nas ocorrências de Mariana, Brumadinho e em outras ao longo dos seus 13 anos de atuação na área canina.