O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 3º Pelotão de Bombeiros com sede em São Lourenço realizou uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBMESP) e a Associação de Proprietários da Serra Fina (APSF), com o objetivo de mapear e inserir sinalização de emergência nas trilhas da Serra Fina.

A Serra Fina, seção da Serra da Mantiqueira, apresenta um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro, onde está localizada a Pedra da Mina, o quarto maior pico do Brasil. Sua posição geográfica encontra-se na divisa dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com dados da APSF, na temporada de 2022, cerca de 94 guias de montanha e 1800 montanhistas realizaram a travessia da Serra Fina.

Diante desses dados, o mapeamento e a sinalização de toda a trilha, visando a gestão do risco de possíveis vítimas extraviadas e/ou feridas, se tornou uma ação necessária e que possibilita uma maior agilidade e excelência no atendimento de ocorrências, diminuindo o tempo resposta de localização e auxiliando a logística para apoio aéreo e/ou terrestre em casos de emergências com os montanhistas.

A operação foi dividida em duas etapas: a primeira incursão ocorreu de 03 a 05 de abril, com o mapeamento e sinalização da trilha da “Toca do Lobo” até o cume da “Pedra da Mina”. A segunda ocorreu de 10 a 11 de abril, com início da trilha na “Fazenda do Pierre” passando pelo “Pico dos Três Estados” e finalizando no cume da “Pedra da Mina”.

A equipe de trabalho, composta por militares do CBMMG, CBMESP e um guia da região, percorreu as trilhas mapeando as rotas com sistema de posicionamento global (GPS) e aplicativos de navegação. Durante o percurso foram instaladas placas de sinalização de emergência em todo trajeto. As placas contém informações que servem de orientação em relação ao trecho exato da trilha, suas coordenadas geográficas, áreas de pouso de aeronave, relevo e vegetação, e ainda contém fotos e um QR code o qual informa sobre como agir em situações de emergência durante as atividades na montanha.

Todas essas informações auxilitam tanto o trabalho dos bombeiros em situações de busca e resgate de pessoas perdidas, bem como proporcionam orientação para os montanhistas que estejam nas trilhas.