Bombeiros realizam ações para o aumento da resiliência aos desastres e autoproteção da sociedade

Início / Notícias Criado em: 26-11-2021 às 15h:35

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Sete Lagoas, (5ª Cia Ind BM), promoveu, nos dias 21 e 24/11/2021, dois workshops para o aumento da resiliência dos 22 municípios de sua área de atuação, buscando o desenvolvimento da autoproteção da sociedade frente os desastres. As ações realizadas e fazem parte de uma estratégia da Unidade, dentro das missões institucionais e desdobrando o Plano de Comando do CBMMG.

O Workshop de Criação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) em Jequitibá, realizado em 21/11/2021, fomentou o protagonismo comunitário na Redução do Risco de Desastres. O evento foi realizado em cooperação entre a Empresa Vale, a Prefeitura Municipal de Jequitibá e o CBMMG. O NUPDEC é uma estrutura do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) com a participação direta da sociedade (protagonismo comunitário) nas ações de Redução do Risco de Desastres e desenvolve ações de auto salvamento nos momentos de desastres.

Já no dia 24/11/2021 foi realizado, em Sete Lagoas, o Workshop de Proteção e Defesa Civil do período chuvoso 2021/2022. O evento contou com 14 dos 22 municípios da articulação da 5ª Cia Ind BM e teve a participação de Prefeitos, integrantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e das secretarias de obras, assistência social, meio ambiente dentre outros servidores municipais. Foram abordados temas de boas práticas dos municípios de Jequitibá e de Belo Horizonte. O Diretor Operacional de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Elcione Menezes Alves (Major Veterano do CBMMG) trouxe a experiência da coordenação municipal em Redução do Risco de Desastres e participação social, premiada internacionalmente com o prêmio Sasakawa da ONU, em 2013. Ainda, foi ministrada uma palestra da 5ª Cia Ind BM com a apresentação de ferramentas e condutas para o fomento à resiliência aos desastres pelos municípios.

Para a Senhora Poliana Valgas, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Jequitibá e Presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, "Na visão do município de Jequitibá, o Workshop de Proteção e Defesa Civil do período chuvoso 2021/2022 propiciou uma rica troca de vivências e experiências com outros municípios que nos procuraram para discutir sobre acertos e pontos à melhorar visando uma melhor capacidade dos municípios nas ações de Redução do Risco de Desastres e na Gestão dos Desastres. Esperamos, enquanto COMPDEC de Jequitibá, que a troca de vivências mostrando os erros e acertos possam ter contribuído com a busca da 5ª Cia Ind BM no fomento à resiliência dos municípios de sua área de atuação."

AÇÕES CONTINUADAS

Ainda em 2021 serão realizadas novas capacitações junto aos municípios e pessoas que residem em áreas de risco na área de atuação da 5ª Cia Ind BM. Estão previstos simulados e treinamentos com servidores públicos municipais e população, visando fomentar a resiliência à desastres da sociedade.

São ações que traduzem o compromisso do CBMMG na busca da excelência dos serviços prestados, no aumento da resiliência aos desastres da sociedade mineira e na sua atuação na Proteção aos Sistemas Econômico Locais, visando propiciar um ambiente de desenvolvimento dos Municípios e do Estado.

O CBMMG orienta à população à redobrar a atenção no período chuvoso e dicas de segurança podem ser acessadas pelo link: https://www.bombeiros.mg.gov.br/dicas-de-seguranca.

Em caso de emergências ligue: 193.