Nesta quinta-feira (15), foi realizada uma solenidade em comemoração ao Dia da Cavalaria, destacando a história e os serviços prestados pelo 4.º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro. O evento homenageou parceiros institucionais que apoiam iniciativas educacionais e sociais.
Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem especial ao militar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que atua na Escola Estadual Governador Bias Fortes em Santos Dumont (MG). O homenageado, tenente Renato Maia, acompanhado do subtenente Marcio Guimarães, recebeu o certificado de “Amigo do 4.º Esquadrão”, em reconhecimento à contribuição nas atividades comunitárias e educacionais.
A Escola Estadual Governador Bias Fortes Cívico militar, criada em 1947 com a denominação original de Escola Vocacional de Aprendizagem Industrial, atualmente, oferece Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio em tempo integral, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo estudantes nos três turnos.
A gestão da escola está a cargo da diretora, professora Roselene Andreia dos Santos, e da vice-diretora, professora Erika Vidigal Abdallah, que têm promovido uma administração pautada na gestão compartilhada com o CBMMG e no fortalecimento do protagonismo estudantil.
As atividades desenvolvidas pelos militares do CBMMG têm se mostrado de grande importância para a formação integral dos alunos. Com comprometimento e espírito cívico, os militares contribuem com projetos pedagógicos e ações educativas que valorizam o respeito, a disciplina e a cidadania, em uma gestão escolar colaborativa.
Contexto histórico
O 4.º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado tem suas raízes no 14.º Regimento de Cavalaria, criado em 1918 e instalado na cidade de Três Corações do Rio Verde (MG). Com o passar dos anos, a subunidade passou por diversas reestruturações. Em 1947, foi renomeada como 4.º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado. Posteriormente, em 1973, passou a ser oficialmente designada como 4.º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, nome que mantém até os dias atuais. Em 1984, a unidade foi transferida para a acolhedora cidade de Santos Dumont (MG), onde permanece sediada.