Bombeiros promovem visita Técnica ao Parque Estadual do Sumidouro

Início / Notícias Criado em: 17-03-2023 às 15h:47

Foi realizada entre os dias 15 e 16 de fevereiro a visita técnica à unidade de Conservação Parque Estadual do Sumidouro, no município de Lagoa Santa. Participaram da atividade onze militares provenientes do 1° Comando Operacional de Bombeiros e 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).

A visita foi conduzida por especialistas em espeleologia e espeleoresgate, que atuam na área do Parque e por funcionários do Instituto Estadual de Florestas - IEF. A atividade teve o intuito de reconhecer os pontos turísticos com maior possibilidade de acidentes e áreas com risco potencial na incidência de incêndios florestais.

Durante os dois dias de atividades foram realizadas trilhas guiadas em meio à mata e no interior das grutas, e também um simulado de extração de uma possível vítima no ambiente cavernícola.

A equipe também esteve na Gruta da Lapinha, um dos principais pontos de visitação.

O reconhecimento de áreas de risco faz parte das ações de redução do risco de desastres. Conhecer e mapear locais de possíveis ocorrências contribui para que estejamos mais preparados, atendendo cada vez melhor a população.