Bombeiros militares estão aptos para o período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 10-12-2020 às 09h:32

Tendo em vista o início do período chuvoso 2020/2021 e a necessidade de treinamento constante para capacitação da tropa frente às adversidades, a Segunda Companhia Operacional do Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar realizou, nesta segunda-feira, (07) um simulado envolvendo regaste de vítima em estrutura colapsada, com o auxílio e utilização do Sistema de Comando em Operações (SCO) para gestão da ocorrência.

A atividade contou com a participação de 20 militares, sendo 16 militares pertencentes ao 1ºBBM e 04 militares do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1º COB) que acompanharam os trabalhos.

Durante o exercício, os militares de Ouro Preto e Mariana tiveram a oportunidade de aprender técnicas de elevação de estrutura utilizando alavancas, confecção de assoalhos e escoras para estabilização de estruturas, utilização de sinais sonoros e execução de diferentes padrões de buscas de vítimas em estruturas colapsadas.

 A atividade final consistiu no emprego das técnicas aprendidas para simulação de busca e retirada de uma vítima (foi utilizado um boneco), na qual os militares necessitaram de minimizar os riscos através da aplicação de técnicas de escoramento e adentrar na estrutura, obedecendo à dinâmica de eventos narrada em tempo real pelo comandante do incidente.

Ademais, tendo em vista a necessidade da integração dos Órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil para o sucesso envolvendo ocorrências de alta complexidade, a atividade também foi importante para treinamento da utilização de SCO e contou com a participação da Defesa Civil Municipal de Mariana.