Bombeiros Militares apoiam a SES no controle do número de leitos disponíveis

Início / Notícias Criado em: 11-09-2020 às 19h:52

Há quase três meses o Escritório de Gestão de Leitos (EGL) tem atuado e auxiliado nas ações de enfrentamento à COVID-19. Instituído pela Deliberação do Comitê Extraordinário Nº 60, de 24 de junho, o escritório tem por objetivo realizar o controle diário da situação dos leitos no estado, além de acompanhar e apoiar gestores hospitalares e municipais.

A ação conta com a participação de oficial do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG) disponibilizado à Secretaria de Saúde para apoiar nas ações estratégicas de enfrentamento à Covid-19. Com sua ajuda, foram estabelecidos fluxos de trabalhos e planilhas e mapas de controle diário da situação dos leitos no estado.

Dentre as atuações, o EGL realiza contato diariamente com os estabelecimentos hospitalares que possuem as maiores taxas de ocupação de leitos e pacientes internados há mais de 20 dias, verificando o fato motivador e orientando o prestador sobre a importância de atualização constante do SUSfácilMG, sistema de uso obrigatório desde a publicação da Deliberação Nº 24, de 2 de abril. Como resultado desse trabalho, observou-se maior aderência dos dados à realidade assistencial do território.

É fundamental que hospitais e municípios tenham ciência de que a qualidade dos dados informados nos bancos oficiais é imprescindível no enfrentamento à pandemia. Com os sistemas oficiais atualizados, os dados gerados e divulgados pela Sala de Situação tornam-se cada vez mais refinados, permitindo que o Estado monitore, de forma transparente e em tempo real, as internações de pacientes, e consiga traçar estratégias de atuação em tempo hábil.

O Escritório de Gestão de Leitos não existe enquanto espaço físico, sendo formado por servidores especializados em diversas áreas. Compõem o EGL servidores: da Superintendência de Redes de Atuação em Saúde da Subsecretaria de Políticas e Ações em Saúde (SRAS-SUBPAS), da Superintendência de Regulação da Subsecretaria de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde (SR-SUBREG) e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS). A equipe também conta com um servidor de especialidade médica, um servidor com referência em software de Estatística R, um servidor do Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, e um militar do Corpo de Bombeiros. A interface de vários setores e especialidades tem contribuído para uma melhor e oportuna resolução dos problemas.

Adriana Vilella Avila de Castro, assessora do gabinete e integrante do escritório, acredita que “o legado que o trabalho deixará para a saúde pública de Minas Gerais pós-pandemia é a sensibilização da importância da comunicação efetiva entre todos os envolvidos nas redes assistenciais, maturando-os para um entendimento de parceria, substituindo a velha ideia de penalização. Estabelecer informação segura, verdadeira e em tempo real passará a ser rotina e promoverá intervenções para melhoria efetiva da assistência hospitalar à saúde dos mineiros”.

Até o dia 09 de setembro, o escritório já havia realizado mais de 1300 contatos institucionais com 169 diferentes estabelecimentos de saúde.