Na tarde desta sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de formatura do 1º Curso de Justiça e Disciplina. Promovido pela Corregedoria e pela Academia de Bombeiros Militares, o curso teve a duração de duas semanas.

Durante a capacitação, foram abordados temas de Direito Penal Militar, de Direito Processual Penal Militar e Procedimento de Polícia Judiciária Militar, além de Direito Administrativo, hermenêutica jurídica e processos administrativos disciplinares.

Foram qualificados 37 militares que atuam na atividade disciplinar, incluindo representantes dos Corpos de Bombeiros dos estados de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro e da Polícia Militar de Minas Gerais.

O sargento Demian, 1º colocado do curso, salientou: “eu amei o curso. Estou muito feliz de ver a preocupação da nossa instituição com o tema, e como temos recursos humanos tão capacitados em todos os postos e graduações, é um orgulho participar disso. Tenho a certeza que estamos plantando sementes muito prósperas”.

Esse curso faz parte dos esforços contínuos do CBMMG para promover a excelência na formação de seus membros, contribuindo para um serviço de segurança pública mais eficiente e respeitoso.

O evento de formatura contou com a presença de autoridades civis e militares. Entre os homenageados, destacam-se o coronel corregedor do CBMMG, Alexandre Rodrigues e a Carolina Rodrigues, Juíza de Direito substituta da 2ª Auditoria da Justiça Militar de Minas Gerais.

Essa capacitação reflete os contínuos esforços do CBMMG para promover a eficiência na formação de profissionais de segurança pública, contribuindo para a eficiência e a ética na prestação dos serviços. A conclusão do curso é um marco que reforça o compromisso da corporação com a promoção da justiça e da disciplina, alinhando-se ao respeito aos direitos humanos e à legalidade.

“Os conhecimentos adquiridos nesse curso serão de grande valia para o meu desempenho e para o cumprimento das minhas atribuições”, destacou o aluno  tenente Edenelson CBMPE.

O CBMMG reafirma seu compromisso com a qualificação de seus integrantes, para a manutenção de uma cultura de responsabilidade, equidade e respeito.