6º COB treina vistoria e corte de árvores, visando período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 04-11-2021 às 08h:30

Atento ao início do período chuvoso, o 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB) realizou, em Varginha, entre os dias 19 e 21 de outubro, o “1º Treinamento de Operações em Árvores”. O treinamento tem como referências a ITO 06 e o Manual de Bombeiros Militar (Mabom) de Vistoria, Poda e Corte de Árvores.

O treinamento capacitou 20 bombeiros militares de diferentes regiões do Sul de Minas, tendo sido ministrado por militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Salvamento Terrestre.

No primeiro dia da capacitação foram repassados os procedimentos e aspectos que devem ser observados para a realização de uma efetiva vistoria em árvores. Já no segundo dia, os bombeiros militares puderam praticar o lançamento de retinidas e cordas, o direcionamento de galhos e a escalada em árvore, exercitando em suas diversas modalidades.

O terceiro e último dia de treinamento foi destinado ao aprimoramento das técnicas de poda e supressão das árvores. Os conteúdos ministrados no treinamento conferiram aos alunos maior efetividade e segurança nas operações em árvores, reverberando tais resultados em toda sociedade Sul Mineira.

Atendimento frequente

De janeiro a setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) efetuou aproximadamente 10 mil atendimentos relacionados a vistoria, corte e supressão de árvores em todo o estado.

No período chuvoso observa-se aumento significativo do número de ocorrências de quedas de árvores. Aumento este que está relacionado às fortes chuvas que atingem árvores doentes, com partes ocas, pragas e raízes expostas (devido à erosão), fatores que aumentam potencialmente o risco. Razão pela qual torna-se essencial aprimorar as técnicas empregadas neste tipo de ocorrência, com o fim de oferecer um resultado mais apropriado em cada região.