Aconteceu na última quarta-feira (5), na sala de reuniões da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), uma reunião presidida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) com representantes de autarquias, autoridades civis, militares e voluntários do município de Governador Valadares.

O motivo do encontro foi traçar planos para o enfrentamento de ocorrências de incêndio em vegetação, características desse período.

O CBMMG já está adotando ações preventivas. Em Governador Valadares, já estão acontecendo as vistorias em lotes vagos, juntamente com a prefeitura. Somente na cidade sede do Batalhão foram atendidas nos últimos 3 anos, 228 ocorrências de incêndio em lote vago sendo: 44 ocorrências em 2020, 90 ocorrências em 2021 e 94 ocorrências em 2022. O Alerta Verde (nome que batiza a operação), tem o intuito de educar a população e frear o crescimento desse tipo de ocorrência.

Além do Alerta Verde, irão acontecer outras ações de educação e prevenção, como as Patrulhas Preventivas no Monumento Estadual Natural Pico da Ibituruna, panfletagem em comunidades com histórico de incêndios em vegetação, formação de brgadistas florestais dentre outras medidas.